REVISÃO E CRIAÇÃO DE DESCRIÇÕES DE PROCESSO (DPS) DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO – UNISC

Alisson Jank, Eduardo André Bolgrin, Rafael Pirotelli, Lucas Adriano Bauer, Fernando Sansone de Carvalho, Flávio Thier

Resumo


Para um bom andamento das atividades, empresas e projetos adotam sistemas de gestão para facilitar, padronizar e evitar erros nas execuções das tarefas. Utilizando softwares para fazer o planejamento das etapas necessárias para o desenvolvimento de um veículo off-road tipo BAJA, verificou-se a necessidade de documentos que descrevessem as atividades ali contidas. Dentro do cronograma adotado pela Equipe BAJA de Galpão – UNISC, foram definidos grandes blocos de atividades que representavam uma etapa do desenvolvimento do protótipo da equipe, utilizando alguns documentos da área de gestão, principalmente as DPs (Descrições de Processos), onde cada documento descreve o processo que é necessário ser realizado para a solução de uma atividade. No documento, constam todas as etapas do processo, além do executor de cada etapa e dos documentos relacionados (como instruções de como se realiza a tarefa). Dentro da Equipe, este tipo de documento é muito utilizado por todos os integrantes, pois nele se tem a ordem das atividades a serem realizadas além de servir como consulta para identificar quais os documentos que descrevem as instruções para a realização da tarefa. Porém, em algumas DPs, faltam informações importantes para a realização dos processos, e necessitam de revisão para corrigi-las. Há, também, processos realizados pelos integrantes da equipe que não constam em DPs. Essas falhas podem gerar problemas na execução das tarefas, tais como não executar uma tarefa por desconhecer a sua necessidade ou realizá-la de forma incompleta. Nas competições SAE (Society of Automative Engineers), competições da qual a Equipe Baja de Galpão participa, necessita-se uma série de documentos que precisam ser enviados ou apresentados, a organização de tais documentos e as tarefas a elas relacionadas estão descritas em documentos, a cada competição, são alteradas normas da competição, e portanto devem ser revisados, caso haja um erro na junção dos documentos, poderá ocorrer a eliminação da equipe na competição. Assim, o presente trabalho busca através do cronograma mapear as etapas necessárias e elaborar esses documentos. Com o objetivo de organizar, revisar e criar estes documentos, utilizaremos o software “MS Project” para fazer o planejamento e cronograma das etapas das revisões ou criações, além de ter um melhor controle sobre o tempo necessário para cada etapa e para a finalização. Com a conclusão deste trabalho, pretendemos evitar erros na execução das atividades causados pelas lacunas presentes nos documentos utilizados e manter os documentos sempre atualizados, elaborando novas DPs conforme surgem novos processos que condizem com a necessidade da Equipe.

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