PROJETO DE UM GABARITO DE SOLDAGEM PARA VEÍCULOS DE ESTRUTURAS TUBULARES

Leonardo Trautmann Scherer, Helmano Luis Burin Moreira, Lucas Garlet Pesamosca, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier

Resumo


O presente trabalho apresenta o projeto de um gabarito de soldagem de um veículo tipo BAJA SAE, que tem sua estrutura, na maioria das vezes, confeccionada em tubos que se encaixam um nos outros. Os veículos desse modelo participam de uma competição entre universidades, mantidas pela SAE (Society of Automotive Engineers), na qual o projeto, fabricação e testes/validações são de responsabilidade dos universitários. Para participar de tal evento, os veículos seguem uma regulamento padrão, na qual são apresentados os requisitos mínimos de segurança, onde a estrutura se caracteriza por ser um dos mais importantes. Como em um veículo de rua, a precisão na fabricação é umas das principais características, pois isso garante que tudo o que foi projetado pelos engenheiros resultara no seu perfeito funcionamento. Buscando evitar a contração e dilatação dos tubos em função do processo de soldagem, um aspecto inerente, o objetivo do projeto é garantir a soldagem dos encaixes dos tubos, ficando 100% semelhante ao projeto em CAD (Computer Aided Design) da estrutura, assim eliminado possíveis problemas na dinâmica veicular do veículo, assimetria da geometria de direção e outros problemas que já foram evidenciados em projetos anteriores. Como metodologia, busca-se utilizar como base os processos da indústria automobilística e metal-mecânica, analisando as ferramentas utilizadas por eles. Nos processos de soldagem que exigem precisão, foi constatado o uso de ferramentas para fazer o tratamento das peças que necessitariam ser soldadas, e a partir dessa ideia a equipe buscou desenvolver uma forma semelhante. Para isso, buscou-se utilizar no gabarito um sistema de fixação barato e de fácil aquisição no mercado de Santa Cruz do Sul, pois o custo do gabarito não poderia ultrapassar mais do que 10% do custo total do carro, o que do contrário tornaria inviável a fabricação da estrutura com tal exatidão nas medidas. Outro ponto levado em consideração é a replicabilidade da utilização do projeto do gabarito. Por regra da competição, a cada dois anos, a equipe baja de galpão, que representa a UNISC nas competições, tem a necessidade de fabricar uma nova estrutura. A cada nova estrutura, adequações no projeto são realizadas e com isso modificações são feitas. A mudança de localização de um certo tubo obrigatório no regulamento, a adição de mais um tubo de travamento ou a decisão de retirar algum desses tubos de travamento não poderia levar a inutilização do gabarito. Como resultado para esses requisitos que o projeto deve atender, o gabarito utilizará respectivamente os seguintes componentes: tubos quadrados, tubos redondos, cantoneiras e abraçadeiras. Tem como principal diferencial o método em que as abraçadeiras são utilizadas de tal forma que permitem a fixação dos tubos da estrutura em qualquer posição projetada anteriormente. O resultado final ainda está sendo computado, mas parcialmente as primeiras partes já fabricadas da estrutura ficaram com uma precisão de medida de aproximadamente 99% e em um nivelamento entre os tubos de 5 centésimos de grau, atingindo assim o esperado na fabricação.

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