VIVÊNCIA ACADÊMICA EM PROGRAMAS E PROJETO DE EXTENSÃO: EXERCENDO PARA A CIDADANIA E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO

Andréa Ferreira Steffens, Caroline Machado da Siva, Caroline de Freitas Oliveira, Tania Bernhard

Resumo


O Programa Unisc Escola, através do projeto de extensão “Conexão Escola e Universidade: sujeito, ações e saberes”, tem como propósito promover a extensão universitária, entendida como um sistema cultural, científico e educativo. O principal intuito do programa é a aproximação da universidade com a comunidade, através da extensão como atividade fim, e expansão do conhecimento de cada extensionista por meio do exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. O projeto proporciona aos acadêmicos vivências pedagógicas que unem o conhecimento disciplinar –graduação- e a transposição para o cotidiano escolar através de ações extensionistas como oficinas didáticas, de âmbito interdisciplinar, com ênfase na área de Ciências da Natureza, evidenciando os cursos de Ciências Biológicas e Química. Além disso, oferece palestras, visitações e a oportunidade de alunos e professores utilizarem a estrutura da Universidade, possibilitando o desenvolvimento de atividades que nem sempre poderiam ser aplicadas em ambiente escolar. O atendimento às escolas é realizado através do agendamento diretamente com o Programa Unisc Escola. A primeira vivência extensionista, de cunho extraclasse ocorreu em parceria com a área ambiental da Unisc na aplicação do projeto Plantando o Futuro, que desenvolvido na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB –, “Programa Integração AABB comunidade”, uma proposta socioeducativa com crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos incompletos, estudantes da rede pública de ensino de Santa Cruz do Sul; a segunda vivência teve como foco o desenvolvimento de demandas requisitadas pelas escolas quanto ao auxílio para o desenvolvimento de atividades práticas nos laboratórios de Química, Física e Zoologia. Atividades estas agendadas previamente e após levantamento através de formulário contento as informações necessárias para a organização da atividade, como o número de alunos e conteúdos que estão sendo trabalhados na disciplina; as oficinas didáticas, terceira vivência, apresentam estratégias de grande relevância para a construção do conhecimento. A partir deste pensamento surgiu a oficina do papel reciclado, evento realizado na Universidade, que teve sua primeira abordagem na semana do meio ambiente, momento em que foi enfatizada a importância da sustentabilidade através de uma breve palestra, demonstrando as etapas de reciclagem do papel e oportunizando que os alunos também produzissem, colocando na prática o conhecimento mobilizado durante a fala inicial. Tais atividades possibilitaram as vivências enquanto extensionistas e o aperfeiçoamento de habilidades de caráter didático, elencadas na formação inicial –graduação- além de instigarem um refinamento de saberes teóricos, debates e trocas de experiências com os colegas e professores, em toda sua multidisciplinaridade –extensão- resultando no protagonismo docente e formação cidadã do extensionista que embarcaram nesta jornada pedagógica de disseminação de saberes através de suas constantes ações, o que faz desta experiência singular e insubstituível. PALAVRAS-CHAVE: extensão universitária – protagonismo docente – indissociabilidade ensino-extensão.

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