GRUPO TERAPÊUTICO: PROJETO DE VIDA

Luana Halimke da Silveira, Jéssica Bianchini Neves, Karen Taís Scheibler, Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo, Marcela Bortolini, Fabiane Friedrich Schütz

Resumo


O período da adolescência é marcado por um conjunto de mudanças evolutivas visíveis na maturação física e biológica, no ajustamento psicológico e social do indivíduo. Por ser uma fase de grandes mudanças, podem também ocorrer inquietações, dúvidas e, como consequência, transformações de seus comportamentos. Desse modo, a escolha profissional, assim como a delimitação de um projeto de vida, mostra-se muitas vezes motivo de inquietação para os adolescentes, pois percebe-se grandes dificuldades em relação a qual caminho seguir. Uma das possibilidades para essa dificuldade se apresenta no sentido do pouco conhecimento que os adolescentes têm de si mesmos, de suas emoções, além dos percalços que possam interferir nas escolhas nesse período da vida. Importante levar em conta que esse momento coincide com a fase do desenvolvimento na qual o jovem está se redescobrindo e definindo sua identidade. Nesse sentido, o presente trabalho refere-se à realização de um grupo terapêutico voltado a adolescentes e realizado em um serviço-escola - SIS/UNISC, como atividade integrante da disciplina de Estágio Integrado em Psicologia, tendo seu início previsto para o segundo semestre de 2018. Apresenta como base uma abordagem integrada, embasada na Gestalt-Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental, utilizando-se fundamentação teórica sobre o trabalho do profissional da psicologia com grupos e sobre Projeto de Vida com adolescentes. A presente atividade de grupo com adolescentes se justifica na medida em que irá proporcionar um espaço de fala e escuta para esses jovens, bem como uma alternativa para o trabalho com adolescentes, oferecendo-se como possibilidade de promoção em saúde para o Serviço Integrado de Saúde da UNISC. Nesse sentido, tem como propósito promover o desenvolvimento pessoal e discutir sobre o âmbito das escolhas durante a vida, como também acolher e proporcionar a vivência em grupo para adolescentes através da troca de experiências; oportunizar e valorizar opiniões e reflexões sobre o projeto de vida, fornecendo um espaço de escuta; e possibilitar a expressão de emoções e pensamentos, conscientizando-os de que ambos refletem em seus comportamentos e escolhas. Serão utilizadas algumas técnicas e dinâmicas específicas, conforme a temática do encontro, em forma de roda de conversa e de troca de informações e experiências. Além de tais momentos práticos com os integrantes do grupo, as estagiárias farão uso do diário de campo, que nada mais é do que o registro escrito, sobre as observações (de comportamentos, diálogos, situações), impressões pessoais, enfim, anotações que relatem o que acontece, de que maneira ocorre e a intensidade dos acontecimentos, além de possibilitar, no momento do relatório, análises mais fidedignas e qualificadas sobre a proposta. Os cuidados éticos que serão tomados para a realização deste trabalho consistem na não identificação dos participantes; na explicação aos mesmos e a seus pais ou responsáveis, do que consiste o grupo e de que modo será realizado, sendo tal explanação detalhada e em um nível adequado ao entendimento dos envolvidos. A presente proposta encontra-se em andamento com previsão de término para o final de novembro de 2018, por essa razão, serão apresentados os resultados preliminares até a data de apresentação.


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