IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA PRECOCE EM HIDROTERAPIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM FISIOTERAPIA

Maria Eduarda Santos Cezimbra, Geovana Coan, Mateus Santana Dias, Patrícia Roveda

Resumo


Na formação em saúde é fundamental que os cursos de graduação ofereçam práticas o mais cedo possível em seus currículos para que os estudantes aprendam e experienciem a realidade da futura vida profissional, assim como aprendam a desenvolver suas habilidades e potencialidades individuais e coletivas. O Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC oferece esta possibilidade desde o primeiro semestre, sendo uma delas a oferta de prática precoce através da participação no Projeto de Extensão Oficinas de Saúde na Hidroterapia. As horas desenvolvidas no projeto contabilizam em horas para o núcleo flexível do acadêmico. A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática é uma atividade preventiva e terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água em torno dos 34º C - 36º C com acompanhamento direto e presencial do fisioterapeuta, e no caso do projeto, de acadêmicos de qualquer semestre, sem haver pré-requisitos de outras disciplinas para a participação. Objetiva-se relatar sobre a experiência de acadêmicos bolsistas voluntários dos primeiros semestres da Fisioterapia em práticas precoces através de um projeto de extensão. Trata-se de um estudo descritivo narrativo, com o relato de alunos dos primeiros semestres do Curso de Fisioterapia da UNISC, que atuam no primeiro semestre de 2018 como bolsistas voluntários no Projeto de Extensão Oficinas de Saúde na Hidroterapia. O projeto de extensão está em sua décima edição e consiste na realização de atendimentos coletivos semanais realizados no setor de hidroterapia, em piscina aquecida da Clínica Fisiounisc, pela professora responsável e por bolsistas do 1º semestre. Participam dos atendimentos adultos e idosos com alterações da coluna vertebral de ambos os sexos. Os bolsistas auxiliam na prática de exercícios pelos participantes já previamente avaliados, orientando respiração adequada, ajustes posturais, execução adequada da atividade, fixação do paciente devido ao excesso de flutuabilidade pelo empuxo, atividade de socialização, treino de comando verbal claro e afetuoso, entre outras. Em cada sessão, utiliza-se um tipo de artefato flutuador (espaguete, bola, prancha, haltere etc) na realização dos exercícios de aquecimento, alongamentos, fortalecimentos, equilíbrio e relaxamento com massoterapia manual e por turbulência. As posições mais utilizadas são a ortostase, o agachamento e o decúbito dorsal. São respeitadas as contraindicações que os pacientes apresentam de acordo com seus diagnósticos clínicos e sinais e sintomas. Concluímos que a participação dos acadêmicos já nos primeiros semestres do curso é muito importante, pois motiva e oportuniza uma experiência precoce em que o contato direto com os pacientes acaba adicionando experiências práticas a vivência acadêmica, de modo que o início do curso não seja tão teórico, mas sim com oportunidades de práticas. A experiência na hidroterapia é muito gratificante, pois é um meio que promove sensação de bem-estar geral, alívio do estresse, de tensões e dores, assim como maior socialização e qualidade de vida, contribuindo para o maior conhecimento deste campo fisioterapêutico e demonstrando o quão gratificante é esta área.


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