PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DE JOVENS

Roberto Júlio Beckenkamp, Jairo Breunig

Resumo


O Projeto de extensão, "Qualificação de Jovens" é aplicado desde o ano de 2012 em Santa Cruz do Sul e tem apresentado resultados positivos, com o objetivo de instruir jovens com um curso de vendas e oficinas de preparação para o mercado de trabalho, com isso orientando e encaminhando os jovens para oportunidades de trabalho, contribuindo para a geração de renda e diminuição da violência, evitando que ingressem em atividades ilícitas. Tal oportunidade de efetuar o curso de vendas e/ou as oficinas de preparação para o mercado de trabalho conceberá que venham a ter grandes chances de alcançar um ingresso no mercado de trabalho. Portanto, aos jovens de comunidades carentes, uma reinserção social através do trabalho. O projeto envolve manter o contato com escolas, empresas privadas e órgãos de gestão pública da região de Santa Cruz do Sul com base na formação de colaboração para o apoio ao projeto. A identificação das vagas destinadas ao público jovem e a sensibilização das empresas serve para ampliar as contratações destes jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. O fato de serem trabalhadas questões como responsabilidade, comprometimento e ética entre outros conceitos, concebe satisfação não apenas dos alunos, mas das famílias e professores que acompanham o progresso. São realizadas atividades desde o planejamento até os serviços de pós-venda, utilizando de aulas teóricas e práticas com o uso de dramatização de situações existentes. Nestes últimos três anos (2016, 2017 e 2018), os alunos beneficiados são da EMEF Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso onde ocorrem as atividades do curso de vendas nas tardes de quintas-feiras. E no ano 2018 o projeto iniciou novamente parceria com o Centro de Atendimento de Semiliberdade, onde alunos com medidas restritivas participam das oficinas de preparação para o mercado de trabalho (módulos de 10 oficinas com duas horas cada, que ocorrem semanalmente nas dependências da UNISC). Além disso, nos últimos três anos, 2016, 2017 e 2018 foi percebido que atividades de integração fora de sala de aula, como práticas esportivas, fazem com que os alunos se interessem mais pelas aulas, evitando o absenteísmo. Houve um impacto social positivo no decorrer dos anos, pela mudança de comportamento dos jovens, pelos sinais de comprometimento, e melhoria na convivência com o ambiente familiar. Há uma demanda por partes dos alunos para se empregar logo, sendo comum apreensão própria e de seus responsáveis acerca do futuro. Para isso o projeto, monitora todos os alunos das turmas anteriores, com contatos frequentes, para atualização dos dados, tais como telefone, e-mail, WhatsApp e Facebook, além de como sua situação atual, em termos escolares e profissionais. Esse monitoramento permite identificar a eficácia do projeto, em relação à inserção desses jovens no mercado de trabalho. Para auxiliar na divulgação e manter o vínculo com os alunos há ainda uma página no Facebook e um blog do projeto. Os alunos com no mínimo 75% de frequência recebem Certificados de Conclusão e os demais participantes recebem Atestados. Ter a oportunidades como este projeto disponibiliza é um dos caminhos para que os jovens obtenham uma posição social superior e consigam deixar uma situação de total carência para uma melhor qualidade de vida.

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