ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS POSSÍVEIS NA ESCOLA AFFONSO PEDRO RABUSKE

Douglas Miguel Walter, Susana Margarita Speroni

Resumo


Este resumo relata as experiências vivenciadas no segundo semestre de 2016, durante o estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, orientado pela professora Susana Margarita Speroni. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul e faz parte do componente curricular do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. O estágio tem por objetivo a imersão dos acadêmicos em uma turma para realizar a prática docente. Este tem aporte teórico entregue antes de iniciar a prática, fundamentando a imagem de escola que queremos, o tempo e o espaço, o currículo e outros fundamentos importantes dos Anos Iniciais que trabalhamos durante o referido curso. Além, disso, é entregue o relatório, no qual estará todas as atividades realizadas, como fotos e registros escritos das produções dos alunos. A metodologia utilizada para a intervenção docente foi a Metodologia Dialética, de Celso Vasconcellos. Esta metodologia entende que o conhecimento é construído através das relações e do compartilhamento de ideais e conhecimentos com as outras pessoas. O primeiro momento é a mobilização para o conhecimento, em que o professor pode realizar questionamentos aos alunos sobre o que sabem sobre o tema que será estudado. O segundo momento é a construção do conhecimento, em que o professor, junto com os alunos, propõe atividades e propostas de trabalho para o estudo do tema. E o terceiro, é a síntese do conhecimento, que é realizada uma avaliação da aula, o que os alunos aprenderam e o que poderia ser trabalhado. Através do Projeto Calendário, propõem-se atividades que envolvessem todas as áreas do conhecimento. Realizamos cálculos matemáticos, aprendemos sobre a história do calendário Juliano, trabalhamos os tipos de textos, fizemos brigadeiro em conjunto. O empenho e a participação dos alunos foi muito importante para a realização do projeto. Além disso, pudemos estabelecer uma relação de respeito. As atividades tiveram como objetivo a compreensão do sistema convencional da escrita e alguns alunos começaram a ler durante os 20 dias de estágio. As vivências com os alunos foram de extrema importância para a formação docente. Através dos debates, aprendemos mais sobre o que os outros pensam e assim, podemos perceber o modo de cada um ver frente ao das outras pessoas. É necessário que haja planejamento e que o educador conheça a sua turma e perceba o que pode fazer para que ela avance. Os alunos são espontâneos. Eles querem falar. Eles precisam falar. E enquanto falam, eles aprendem. Escutar o outro é fundamental, pois, a partir do que fizemos e compartilhamos em sala de aula, construímos e desconstruímos conceitos. A Educação está em constante transformação e com isso, novos paradigmas constituem-se. E, como ela, precisamos caminhar, sempre na busca de uma educação de qualidade, que busque atender a todos da melhor forma possível.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.