BULLYING, VIOLÊNCIA REPETITIVA: UM ESTUDO COM ESCOLARES

Leonardo Fernando Wink, Heloisa Elesbão, Sandra Mara Mayer

Resumo


Questionamentos referentes à violência, comportamento agressivo e antissocial são atualmente alvos de debates, principalmente quando se referem ao ambiente escolar. Essa violência escolar não é um problema recente, entretanto, tem se tornado cada vez mais alvo de debates devido ao fato dessa violência estar se manifestando entre alunos com idade cada vez menor, além de se caracterizar por ser uma violência que ocorre de maneira repetitiva, denominada então de bullying. O bullying deriva-se do adjetivo inglês bully, que se remete à pessoa cruel, desumana, valente, que comete atos cruéis contra as outras pessoas, tendo por objetivo denegrir a imagem física e/ou moral. Além disso, refere-se à execução de insultos, acusações injustas, intimidações, apelidos ou deboches que visam constranger as pessoas, seu conceito está ligado a um comportamento que ocorrer de maneira contínua e repetitiva, dizendo respeito à agressividade de maneira psicológica, física e verbal. O bullying vem se destacando no meio educacional devido à frequência com que vem ocorrendo seus atos. Este trabalho tem por objetivo identificar os locais em que mais ocorreram as agressões, bem como caracterizar o perfil dos agressores entre escolares do 6º ao 9º ano da rede estadual do município de Novo Cabrais - RS. Estudo de caráter descritivo-exploratório, realizado com 61 escolares da rede estadual do 6º ao 9º ano do município de Novo Cabrais - RS. Para coleta das informações foi utilizado um questionário adaptado. A análise estatística foi realizada com o programa SPSS 22.0 (IBM, Armonk, NY, USA). Os resultados nos mostram que os locais em que mais ocorreram as agressões foram o recreio (21,30%) e as salas de aula (9,80%). Além disso, as agressões são realizadas, principalmente, por um menino (16,40%) e se caracterizam por serem alunos da mesma turma que a vítima (26,20%). Atualmente, a violência está cada dia mais presente no cotidiano escolar, e em todos os níveis de escolaridade, fazendo com que os indivíduos presentes nela vivenciem diversas formas e manifestações de violência O comportamento agressivo é um fenômeno social, que acaba por atingir a população, incluindo crianças e adolescentes, por conta de fatores internos e externos à escola, como interações familiares, sociais e educacionais. Em um primeiro momento, pode nos parecer difícil combater a violência no ambiente escolar, levando em conta que a violência existente na escola é reflexo da violência existente em nossa sociedade, entretanto, a escola juntamente com a comunidade escolar necessita assumir seu papel perante estes fatos, buscando, com isso, uma mudança no decorrer dos tempos. Pode-se concluir que o recreio é o local em que mais ocorreram as agressões, além disso, o agressor é, geralmente, um menino, da mesma turma que a vítima. Partindo dos dados encontrados, é necessário que toda comunidade escolar reflita e pense em conjunto, a fim de buscar mecanismos e caminhos a serem seguidos, com o intuito de conscientizar a todos sobre as consequências negativas que qualquer forma de envolvimento com o bullying pode deixar. Além disso, deve-se buscar tornar a escola um ambiente receptivo, em que todos se sintam acolhidos e, acima de tudo, tenham suas escolhas respeitadas.

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