ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Leticia Laura Sehn, Francine Morsch, Bruna Duré, Jordana Dambroski Hopp, Cesar Hamilton Brito de Góes, Susana Margarita Speroni

Resumo


A Escola de Formação de Professores é um programa de formação continuada e em serviço oferecida pelo Núcleo de Educação Básica (NEB) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Em sintonia com os princípios fundantes da UNISC, o programa busca integrar várias instâncias institucionais e suas particularidades com o intuito de refletir a formação docente. Neste sentido participam o Departamento de Educação, o Curso de Pedagogia, o Fórum das Licenciaturas - órgão colegiado que aglutina todos os coordenadores de curso de licenciatura - e os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Letras e Educação. A Escola foi pensada para atender duas dimensões territoriais em momentos específicos associados às estações do ano, sendo denominada de Escola de formação de Professores. A edição de verão ocorreu no mês de janeiro com âmbito internacional e a Escola de formação de Professores edição inverno ocorreu no mês de julho com abrangência regional. No processo de sistematização do programa foi construída a metáfora das aves migratórias, que viajam na busca de recursos para sua subsistência, assim como os professores migram na busca de sua formação. Sendo está a imagem o símbolo da marca que identifica o programa. Como objetivo geral, a escola de formação de Professores propôs um conjunto de encontros, com diferentes dimensões territoriais, em torno da docência e sua construção como processo reflexivo. A edição de verão teve como objetivos específicos proporcionar a formação na área da Educação com caráter internacional, para ampliar as relações acadêmicas, com enfoque na internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão. Atender à demanda de formação de curta duração para os professores do Peru. Ofertar visibilidade internacional às interfaces institucionais envolvidas com a oferta. Promover interações internacionais no campo da educação. A edição de inverno teve como objetivos específicos oportunizar as escolas públicas e privadas da região um programa de formação continuada em torno do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Articular diversas instâncias institucionais em torno da formação de professores. Aprofundar os estudos das políticas educacionais em especial a BNCC. Como metodologia, a Escola prevê um conjunto de encontros planejados em torno de um modelo de formação docente que inclua o processo reflexivo em torno de temas atuais, através de um conjunto de palestras e painéis combinados com oficinas de discussão/experimentação e conversas. Os encontros pretendem articular a dimensão internacional local e regional, conforme já aconteceu no corrente ano, grupos e projetos de pesquisa, alunos da graduação e a disciplina do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação denominada Pesquisa na Educação Básica. Os resultados obtidos nas edições ocorridas até o presente momento atenderam 340 docentes. Também, trabalharam 15 palestrantes, 18 oficineiros e 33 alunos de Graduação e Pós-Graduação como bolsistas auxiliares. No mês de janeiro, a Escola incluiu 3 visitas técnicas às escolas públicas e privadas e uma visita à aldeia guarani de Doradillos em Barra do Ribeiro – RS. Destacamos, ainda, alguns aspectos relevantes na versão de inverno, a participação de instituições como os Sindicatos de Professores das Redes Pública e Privada (CPERS, SIMPROM e SIMPRO) que atuaram como apoiadores e auxiliaram nas tomadas de decisões da edição de inverno da Escola de Formação de Professores que ocorreu nos dias 19 e 20 de julho de 2018.

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