YOUTUBERS-MIRINS: A FRÁGIL FRONTEIRA ENTRE DIVERSÃO E TRABALHO INFANTIL ARTÍSTICO

Suelen Machado de Freitas, Kamilla Mueller Gabe, Zuleica Ogliari, Betina Hillesheim

Resumo


Atravessada pelo mundo globalizado e cada vez mais conectado, a infância se reinventa no campo digital. O YouTube é uma das plataformas digitais mais utilizadas pelas crianças para acessar vídeos online e vem ganhando cada vez mais destaque na contemporaneidade, dado que possibilita um espaço para a expressão das crianças enquanto sujeitos. Nesta plataforma, além de poderem acessar vídeos já disponíveis, as crianças podem se tornar protagonistas; o YouTube assume, dessa forma, um canal de expressão. Com esse cenário, surge uma importante categoria: são os chamados youtubers-mirins, crianças que possuem canais próprios a fim de veicular os conteúdos criados por elas mesmas, para uma audiência composta majoritariamente por outras crianças. A plataforma possui milhões de acessos diariamente, e tem atraído, consequentemente, a indústria do consumo. Dessa maneira, na medida em que o público infantojuvenil tem acesso ao meio digital, a publicidade infantil igualmente se intensifica. Nos vídeos produzidos pelos youtubers-mirins é extremamente comum encontrar o fenômeno denominado unboxing (desempacotar, tradução nossa), na qual os protagonistas abrem caixas de brinquedos e afins que recebem. Essa categoria específica de vídeos tem se caracterizado como uma forma clara de comunicação mercadológica das empresas e, nessa perspectiva, a propaganda nesse meio é ainda mais problemática do que a veiculada na televisão. A forma com a qual a criança enaltece o produto recebido torna-se persuasiva e estimula o desejo de outras crianças que seguem o canal. A partir desse cenário e de acordo com a legislação vigente, os vídeos produzir por youtubers-mirins podem, muitas vezes, serem caracterizados como trabalho infantil na medida em que envolvem uma dimensão econômica, e, especificamente, como trabalho infantil artístico, dado que envolve atividades de natureza artística. A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira o trabalho infantil artístico na plataforma YouTube é visto pelas crianças, buscando, ainda, analisar a compreensão das crianças participantes acerca do trabalho infantil e problematizar a questão dos limites entre trabalho infantil artístico e diversão. Com o intuito de discutir a percepção de crianças sobre o trabalho desempenhado por youtubers-mirins, será realizado um grupo focal composto por 20 alunos, em média, de idades entre 11 e 12 anos de uma escola do município de Santa Cruz do Sul. Em um primeiro momento, será apresentado o tema “trabalho infantil artístico entre youtubers-mirins e os seus limites com a diversão” e indagado às crianças seus conhecimentos sobre o trabalho infantil. Após essa escuta e visando dar continuidade à temática, serão escolhidos, em conjunto com as crianças, vídeos da plataforma YouTube; em seguida, as crianças serão divididas em grupos de 4 a 5 membros. Neste momento, elas receberão papel-pardo, canetas hidrocor, revistas para recorte, tesoura e cola; a tarefa será procurar em imagens ou desenhar/escrever suas percepções sobre o trabalho infantil artístico e a diversão, realizando, assim, a técnica da tempestade de ideias. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, os dados ainda não foram colhidos e, dessa forma, ainda não existem resultados. No entanto, até a data do Salão de Ensino e Extensão os resultados estarão disponíveis.

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