PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE FÍSICA COMO FERRAMENTA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO EDUCAÇÃO BÁSICA E PIBID

Charles Bruno da Silva Melo, Cláudia Mendes Mahlmann

Resumo


Atualmente no processo de ensino e aprendizagem, que permeia desde a Educação Básica até o Ensino Superior, os educadores necessitam despertar o interesse de seus alunos nas aulas. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes, é necessário que ocorra uma dinâmica diferente, possibilitando o desenvolvimento de diversas competências a partir da exploração de diferentes metodologias, que promovam o aprendizado. Partindo da ideia de que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua construção, é o que adotou-se, neste trabalho, a produção de jogos didáticos como uma alternativa pedagógica para o ensino de Física em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Educar-se, como ferramenta para a revisão de conteúdo, em parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Física/UNISC. O trabalho desenvolvido teve por objetivos que os alunos do Ensino Médio elaborassem e confeccionassem um jogo que pudesse ser utilizado para o estudo de revisão do conteúdo de movimento retilíneo uniformemente variado. Nesse processo, foram construídos seis jogos: Jogo da Memória do MRUV, Dominó da Física, Pife da Física, Labirinto, Trilha do MRUV e Game virtual do MRUV. Após a construção dos jogos realizados em sala de aula e testados pelos grupos, os alunos se reuniram com os membros do PIBID/Física para uma avaliação final do artefato, possibilitando um diálogo colaborativo, em que foram apontadas possíveis mudanças e sugestões para a melhora do jogo. Os resultados mostraram que a atividade foi aprovada pelos alunos do Ensino Médio, pois possibilitou que eles desenvolvessem a criatividade e organização, além da construção de uma ferramenta para revisão do conteúdo. Dessa maneira, os jogos construídos pelos alunos tornaram-se uma importante e poderosa ferramenta de aprendizagem, principalmente porque abordaram o conteúdo dentro de um ambiente lúdico, propício a uma melhor aprendizagem, muito diferente das aulas expositivas. Em relação, aos acadêmicos do curso de Física participantes do PIBID, a experiência possibilitou mais uma aproximação com alunos do Ensino Médio, através de uma atividade diferente, que foi avaliada como interessante na fixação dos conteúdos estudados. Além disso, incentiva uma discussão divertida e criativa em relação aos conteúdos. As sugestões apresentadas envolveram, desde a correção e especificação de conceitos e equações até no procedimento adotado na metodologia do jogo e de como torná-lo mais envolvente.

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