PROJETO DE PERFIS AERODINÂMICOS PARA UMA AERONAVE RÁDIO CONTROLADA

Maria Manoela Cardoso dos Santos, Fabrício Antônio Egert, Fabrício Antônio Egert

Resumo


O desenvolvimento de aeronaves não tripuladas para competição da SAE BRASIL AeroDesign requer, entre outros fatores uma análise inicial de perfis detalhada, que considere as atribuições necessárias de acordo com o regulamento, para que assim a construção da aeronave desde sua concepção seja efetivamente constatada, já que esse é o principal objetivo da equipe Kamikase. No que tange a aerodinâmica, busca-se elaborar um estudo detalhado dos aerofólios tendo como base experiências de utilização adquiridas nos anos anteriores e simultaneamente agregando conhecimento através de análises em softwares de estudo de fluídos como o XFLR5. Durante o processo de projeção e escolha desta superfície é primordial que seja estabelecido critérios aos quais o perfil possa satisfazer, tais como velocidade de operação e limitações da aeronave, além disso, é necessário a observação de algumas características geométricas como corda, bordo de fuga, bordo de ataque e espessura, com isso, será possível definir um importante parâmetro, o ângulo de ataque que é aquele formado entre a linha da corda do perfil e a direção do vento relativo, que influencia diretamente a capacidade de geração de sustentação do perfil. A partir da definição de todos esses itens listados, são possíveis análises específicas, para que se tenha coeficientes de sustentação, de arrasto e o índice de eficiência do perfil. O desenvolvimento da aeronave PK - 18, ocorreu através de uma metodologia interdisciplinar garantindo um processo de aprendizagem dinâmica, nos quais os conhecimentos específicos foram disseminados de forma acessível, diante de seu grau de complexidade, para o bom andamento do projeto a primeira etapa se focou na escolha e comparação de quatro perfis, após, observou-se dois que melhor se enquadravam conforme as necessidades da equipe e, a partir destes, realizou-se uma análise detalhada verificando que um deles havia uma maior dificuldade construtiva, o que poderia acarretar em uma construção prática distinta do projeto teórico, consolidando o perfil KAMI 01-03 para construção da asa. Os resultados obtidos foram satisfatórios, possibilitando o dimensionamento da aeronave em 3D e efetuando as fases posteriores, de seleção e estudo para os aerofólios das empenagens vertical (leme) e horizontal (profundor). Com isso, validou-se a implementação prática do projeto conceitual. Este estudo enfatiza a relevância dos conceitos abordados na parte aerodinâmica, pois esses são aplicados no cotidiano da indústria aeronáutica, fomentando um desenvolvimento sólido associado ao avanço da tecnologia disponível atualmente, enriquecendo a qualidade da área.


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