PROJETO RE_INVENTAR E OS REFLEXOS PARA OS ALUNOS SELECIONADOS QUE PARTICIPAM DAS OFICINAS.

Daiane Aguiar Nunes, Italo Rosa Policena, Jorge Andre Ribas, Bachir Hallouche, Cassio Denis de Oliveira

Resumo


O projeto tem o intuito de selecionar e identificar jovens que possuem habilidades para se desenvolverem nas áreas das ciências exatas e engenharias.  A metodologia selecionada para a realização das oficinas que este projeto proporciona, trata-se da pesquisa ação, onde os alunos constroem kits de maquetes funcionais com peças catalogadas e separadas por cores, formas, modelos e funcionalidade, dentro de mais de 30.000 peças que estão armazenadas em caixas no laboratório de Desenvolvimento de Produtos no curso de Engenharia de Produção. Estas maquetes representam em escalas reduzidas, situações do mundo real que são objetos de engenharia projetos e construídos pelo homem, como: pontes, caminhões guinchos, tirolesas, elevadores, geradores de eletricidade por meio de placas solares; robôs, sistemas de produção automatizados, etc. Nas oficinas os alunos selecionados têm a oportunidade de conviver com os bolsistas alunos da graduação e interagir com eles sobre as dificuldades e facilidades em cursar uma engenharia. Além disso, os mesmos podem visitar os laboratórios dos mais diversos cursos de engenharia da UNISC, o que lhes proporciona um cenário inovador e atrativo sobre a ótica do que lhes espera num futuro próximo. Como o projeto de extensão atende tanto alunos do ensino fundamental, como do ensino médio, o curso se divide em três níveis: o nível básico, o nível avançado I e o avançado II. No nível básico as atividades desenvolvidas ocorrem visando a construção de projetos mais simples e a utilização de catálogos para familiarizar o reconhecimento das peças. No avançado I os alunos desenvolvem projetos com um pouco mais de dificuldade, sendo que nas maquetes funcionais já são incorporados motores, sensores e lâmpadas. No nível Avançado II as atividade de montagem acontecem sem o uso de catálogos, onde a criatividade e a inovação para a montagem de projetos complexos é a bola da vez. As atividades são voltadas para a construção de projetos que utilizem a linguagem de programação Arduino. Todas as atividades propostas neste projeto de extensão procuram proporcionar uma reflexão aos alunos da importância que as ciências exatas têm para criação de objetos e atividades que cercam nosso dia a dia. O projeto proporciona ainda a oportunidade de os alunos lidar com situações de divergências de opiniões, aprender a dialogar e trabalhar em grupo, escutar o colega; e estar aberto a opiniões. Situações estas que eles irão passar futuramente no meio acadêmico, como na vida profissional. O projeto ainda instiga ao planejamento e a situações criativas nos estudantes, pois em vários momentos, principalmente no nível Avançado I e II eles são estimulados a criarem projetos inovadores, que partam de ideias preconcebidas pelo grupo, fazendo com que eles discutam e elaborem soluções para viabilizar o projeto proposto. Com esta metodologia proposta, o projeto de extensão Re_inventar Desenvolvendo Habilidades em Engenharia, com seu planejamento das aulas para cada nível de aprendizado já conseguiu despertar e facilitar a aprendizagem de muitos alunos que já passaram pelo projeto, pois foi capaz de unir os conteúdo teóricos vistos em sala de aula com a prática que se desenvolve nas oficinas do projeto; integrando o que se estuda nos livros, com a construção de maquetes funcionais, elaboradas a partir de conhecimentos das ciências exatas e de engenharia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.