PROJETO PROSPECTANDO CIENTISTAS

Ligia Vidal Oliveira, Wolmar Alipio Severo Filho

Resumo


O presente trabalho é referente a atividades realizadas no projeto de extensão Prospectando Cientistas, desenvolvido junto às escolas de ensino médio de Santa Cruz do Sul e região de abrangência da UNISC. Este projeto tem como objetivo esclarecer e motivar os alunos do terceiro ano do ensino médio para a importância da Química para a sociedade, buscar possíveis interessados no estudo de Ciências Naturais e Exatas e, mais especificadamente, possíveis ingressantes nos cursos de Química da UNISC, através rodas de conversas, palestras e oficinas com exibição de experimentos. Esta mobilização se deu a partir de visita da bolsista e do coordenador do referente projeto as escolas, onde em algum educandários foi realizada roda de conversa como os educandos sobre profissões que estão em alta, cursos com mais oferta de trabalho e oportunidades que os cursos de Química oferecem. Em outras escolas o coordenador do projeto comentou sobre a Química na sociedade de forma lúdica com os alunos, usando apresentação em PowerPoint, onde cada explanação retratava a importância da Química em diversos aspectos veiculados ao nosso cotidiano, como Química na cozinha, na construção civil, na agricultura, nos hospitais, nos combustíveis, no ar, no solo, na água, nos medicamentos, nos mateiras eletrônicos, na indústria de tecidos, nos cosméticos, nos automóveis, na investigação criminal (Química Forense), nas drogas e entorpecentes, no esporte, dentre outros assuntos relacionados. Em outro segmento do projeto também recebemos escolas de ensino fundamental nos laboratórios de ensino de Química da UNISC, em parceria com o Programa UNISC-escola, onde foram realizadas atividades experimentais: fogo no dinheiro que mostra a combustão de álcoois de forma curiosa; água que queima trata o conteúdo de diferença de densidade e polaridade com simplicidade; água que muda de cor apresenta de forma lúdica as funções químicas ácidos e bases e a diferença de pH de forma que os estudantes podem visualizar com clareza; pasta de dente de elefante abrange o conteúdo de reações química; e bala de goma explosiva que exemplifica a decomposição da sacarose. As atividades do primeiro semestre deste ano tiveram alcance das escolas: E.E.E.M. Santa Cruz, e E.E.E.M Nossa Senhora do Rosário, onde foi realizada roda de conversa; escolas: Colégio Nossa Senhora da Medianeira, E.E.E.M. Guia Lopes, E.E.E.M.  Arroio do Tigre, E.E.E.B. Padre Bejamim Copetti, E.E.E.M. Willy Carlos Frohlich foram feitas palestras lúdica; E.E.E.F. Seomar Mainardi, E.E.E.F. Espirito Santo foi recebida nos laboratórios de ensino de Química da UNISC. Totalizando 09 escolas e 425 alunos atendidos pelo projeto no decorrer do primeiro semestre deste ano. A partir do contato com os educando pode-se concluir que há interesse da grande maioria deles em cursar o ensino superior, mas ainda não tem certeza de qual curso ingressar, há também incertezas por parte das possibilidades de mercado de trabalho em tempos de recessão.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.