RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM CASO REAL NOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE FAMÍLIA I

Nestor Pedro Ross, Yasmin Cardoso Martins, Carolina Levermann Baptista, Laura Nunes Miguel, Franciele Abich, Anelise Miritz Borges

Resumo


O trabalho interdisciplinar pode ser assumido como uma estratégia de ensino e aprendizagem, pois proporciona aos estudantes, a associação dos conteúdos vivenciados em diversas disciplinas. Estas, podem ser integradas por meio da metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual busca utilizar problemas reais ou simulados visando ampliar o conhecimento e estimular o pensamento crítico. Assim, objetivou-se a partir deste trabalho, relatar a experiência de execução da disciplina de Estudos Interdisciplinares da Família I, a partir da vivência de um caso real. Trata-se de um relato de experiência vinculado à disciplina de Estudos Interdisciplinares da Família I, pertencente ao quarto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), realizado no período de março a julho de 2019. A referida disciplina visa integrar as demais disciplinas do semestre, através da ABP, proporcionando conhecimentos na atenção à saúde do indivíduo, no contexto familiar e social sob o enfoque da integralidade. O caso real adveio da disciplina Enfermagem em Saúde Ambiental e Coletiva - Saúde do Adulto e do Idoso, desenvolvida junto ao Grupo de Diabéticos e Hipertensos, vinculados ao Serviço Integrado de Saúde (SIS) da UNISC. Como principais resultados, relata-se o caso de uma usuária de 70 anos de idade, afrodescendente, aposentada, dois filhos, ex-etilista, ex-tabagista, hipertensa pós AVE e diabética sob efeito de amputação de artelhos. As metas de aprendizagem definidas pelos acadêmicos frente ao caso foram: identificação das comorbidades com estudo anatomofisiológico, levantamento das medicações prescritas e automedicadas, estudo da Política Nacional da Pessoa Idosa, Papel dos Cuidadores na Atenção Domiciliar, Feminização do Envelhecimento e levantamento dos principais Diagnósticos e Intervenções, baseados na North American Nursing Diagnosis Association. Ações estas que permearam as disciplinas: Psicologia da saúde, Geriatria e Gerontologia, Patologia, Introdução à Prática Clínica em Enfermagem, Enfermagem em Saúde Ambiental e Coletiva e Clínica na Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Todos os discentes participaram das pesquisas científicas correlacionando-as com o caso, o qual era acompanhado por meio de Visitas Domiciliares (VD) semanais e tutorias mensais, com a docente responsável. Foram 19 VD, com realização da aferição dos sinais vitais, como: pressão arterial, glicemia capilar pós-prandial, peso, frequência cardíaca e respiratória. Foram elaborados materiais de apoio com base nas metas de aprendizagem, sobre os locais de aplicação da insulina, alimentação saudável, organização das medicações e diálogo sobre o cuidador. Deste modo, o conhecimento do núcleo familiar da usuária e o contexto em que ela vivia, se fez de extrema importância. A definição da orientação frente a não adesão medicamentosa e acesso médico, foi um desafio aos acadêmicos, pois, a idosa apresentava altos níveis glicêmicos e tensionais sanguíneos, o que exigiu do grupo de alunos, muita leitura e discussão. Percebeu-se a importância da construção do conhecimento integrado, uma vez que esta fusão, contribui para o processo de aprendizagem sem que haja o ato de decorar os conteúdos, mas sim refletir sobre eles, de forma coletiva, aplicando-os ao caso verídico.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.