PIBID/UNISC – A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO CANÍSIO

Luís Felipe Flores Thomas, Ramon Ranielli Carvalho da Silva, Melissa Thaís Schuch, Sandra Mara Mayer, Viviane Betina Franco

Resumo


O PIBID (Programa institucional de bolsas de iniciação à docência) é um programa do governo federal que proporciona um vínculo entre a educação superior e as escolas da Educação Básica. O programa, que teve início das atividades em agosto de 2018, concede bolsas aos alunos de cursos de licenciatura para a participação em projetos de iniciação à docência. Objetiva-se promover a integração entre educação superior e a educação básica das escolas da rede pública. A intenção do programa é melhorar o ensino nas escolas públicas. Com isso, o programa incentiva a formação de professores em nível superior para a educação básica e contribui para a valorização do magistério, elevando a qualidade das ações acadêmicas do curso de Educação Física Licenciatura, através do desenvolvimento de estratégias que visam garantir novos olhares acerca dos cursos de formação inicial de professores, qualificando assim as ações que ocorrem no cotidiano de cada instituição de ensino, além, claro, de inserir esses futuros profissionais no cotidiano de escolas da rede pública de educação. Ao proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, o programa mobiliza os professores das escolas públicas de educação básica, que mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando as escolas protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. O programa atendeu a 320 alunos, sendo possível observar que as atividades do PIBID deixaram os alunos com mais disposição e entusiasmo para realizar as atividades nas aulas de Educação Física. Dessa forma, os participantes demonstram-se entusiasmados e incentivados a participar das aulas e a realizar as atividades desportivas e recreativas. Foram utilizadas diferentes matérias como cones, arcos, bolas, entre outros, tudo a fim de deixar a aula mais atrativa aos alunos e a introdução de exercícios ginásticos para diversificar cada aula, o que ficou evidente a receptividade dos estudantes por essas atividades. Conclui-se que a prática e a teoria, quando trabalhadas juntas, proporcionam qualidade no preparo a longo prazo dos futuros educadores. As atividades exercidas agora, com o PIBID, vão permitir que o docente possa atribuir competências que futuramente, quando formado, serão trabalhadas com mais segurança e credibilidade. Sendo assim, o projeto é de fundamental importância, pois agrega conhecimentos e práticas à comunidade escolar e ao profissional da educação, desde o período de realização do programa até a sua formação.

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