METODOLOGIAS QUE CONTEXTUALIZAM A LÍNGUA INGLESA NO ENSINO PÚBLICO

Talita Hoelz Ploia, Alan Alves Freire, Sara Silveira Franco, Karen Andressa Teixeira Santorum

Resumo


O ensino de línguas no sistema público de educação mostra-se complexo e, em muitos casos, parece alcançar resultados menos impactantes, se comparado às instituições privadas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma oportunidade para licenciandos experienciarem a construção de uma aprendizagem, revisando conteúdos expostos e alimentando a criatividade dos estudantes. O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o planejamento, desenvolvimento e possíveis diagnósticos da recepção de um novo idioma por parte dos alunos inseridos no Programa Pibid, conforme a atuação de licenciandos da área de linguagens na contextualização da língua inglesa no cotidiano de uma turma do ensino fundamental a partir de dinâmicas e metodologias em um trabalho constante e conjunto com os profissionais da instituição de ensino participante. No ensino de linguagem, em específico, há necessidade de inserir diferentes línguas na realidade dos jovens que frequentam as instituições públicas. Idiomas como o inglês, presente nos currículos básicos em nível nacional, devem envolver, segundo Piccoli (2006, p.5), por parte do professor, um compromisso de oportunidades para si e para seus alunos, um acordo para a construção de análises e síntese visando a um viver e agir em sociedade. Os professores de língua inglesa da rede pública enfrentam dificuldades ainda maiores do que os demais, pois não raramente os alunos percebem uma segunda língua como algo desnecessário, logo, o interesse em aprendê-la é pequeno ou praticamente nulo. Nós, enquanto bolsistas do Pibid, sabendo a importância do conhecimento de uma língua estrangeira, procuramos fazer uso de abordagens comunicativas para que a construção do conteúdo seja mais eficiente e completa, evitando aulas monótonas. A dinamização da sala de aula tem proporcionado aos alunos maiores experiências acadêmicas dentro e fora do ambiente escolar. Para a prática dos conteúdos novos e revisão de alguns outros, elaboramos jogos que estimulam a interação, levando em conta o método de aprendizagem de Vygotsky (1991), que aponta essa como sendo uma experiência social que auxilia na construção do sujeito. O Pibid nos possibilita colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na graduação; estar em sala de aula no papel de educadores é de extrema importância para aperfeiçoar o nosso desempenho na docência. Ao vivenciarmos diferentes realidades, amadurecemos enquanto seres humanos e profissionais e, ao preparar as aulas, olhamos do ponto de vista do educando, na expectativa de proporcionarmos uma experiência significativa para ele. Espera-se, desse modo, seguir explorando as metodologias de ensino de línguas e conteúdo de forma integrada.

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