APRENDER PROGRAMAÇÃO: TÃO NECESSÁRIO QUANTO LER, ESCREVER E CALCULAR

Tamiris Fagundes Candido, Matheus Edison Barkert, Wolmar Alipio Severo Filho, Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Viviane Muller

Resumo


Com a automação existente na sociedade, ocorre maior procura por conhecimento na área da Computação. Em diversos países do mundo, como Austrália, Alemanha, Inglaterra, França, entre outros, a programação e o pensamento computacional são apresentados aos alunos, ainda na época da alfabetização, como forma de linguagem e meio de comunicação global. O pensamento computacional pode ser definido como a arte de resolver problemas com regras da Computação, problemas estes, de todas as áreas do conhecimento. No Brasil, a programação só é ensinada formalmente aos estudantes de graduação. Mesmo com a pouca valorização da área, em âmbito escolar brasileiro, a ascensão de aplicativos ocorrida nos últimos dez anos auxiliou a popularizar as áreas tecnológicas. Por esse motivo, e, para já apresentar para a comunidade mais jovem da região o meio computacional, o projeto UNISC Inclusão Digital (UID), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), oferece a oficina de Introdução à Programação. A área de Computação, em geral, pode gerar confusão e dificuldade para muitas pessoas, portanto, o ensino de programação deve ser pensado com cuidado para um fácil entendimento. A oficina ocorre durante oito encontros com a duração de duas horas cada, totalizando dezesseis horas de atividades. Inicia com a parte mais básica do conteúdo, ou seja, com a apresentação de algoritmos e evolui, conforme o envolvimento dos jovens presentes. No decorrer dos encontros, os alunos estudam conceitos de variáveis, criação de algoritmos e tipos de dados. Os conceitos são entendidos tanto de forma teórica, quanto prática com o uso de ferramentas como o ‘Scratch’ e o ‘VisualG’. Ambas são meios de ensinar como funciona a programação de maneira fácil e interativa, no entanto, o VisualG traz esse tema de forma mais séria, podendo pôr em prática comandos dados em português estruturado (Portugol). Outra maneira de apresentar o conteúdo de forma mais lúdica é o uso do site ‘Code.org’, com o qual é possível utilizar diversos jogos de programação como base, possibilitando trabalhar mais o pensamento lógico-computacional. Tendo comparecido a todos os encontros, o estudante tem conhecimento de algoritmos, tipos de variáveis e dados e, também da aplicação da área diariamente. Trazer esse assunto para a comunidade foi uma forma de mostrar que a programação é um estudo necessário e está presente constantemente no dia a dia da maior parte da população mundial. Conclui-se que a Linguagem de Programação é um conteúdo que deveria estar no ensino das escolas brasileiras. Mesmo com algumas instituições de ensino tendo aderido à proposta, a proporção é muito pequena e a maioria dos estudantes do Ensino Fundamental do Brasil são excluídos e sofrem com a carência desse conhecimento. Programação é um componente vital, importante em proporção muito maior do que aparenta ser ao estudante. É uma forma de resolver questões ou problemas. Mentes ativas são capazes de resolver problemas computacionais através da programação, falta, apenas, a programação chegar ao público e receber o devido valor que se equipara ao saber ler, escrever e calcular. 


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