HABILIDADES POTENCIALIZADAS PELA COMPUTAÇÃO NA ESCOLA

Felipe Holthausen Schulz, Joseani Taiz Radtke, Diego Santos Nunes, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A interdisciplinaridade na escola mobiliza habilidades que o trabalho realizado, apenas em áreas isoladas do conhecimento, não são capazes de mobilizar. Essas habilidades refletem em conhecimentos que são construídos pelos estudantes com mais autonomia, pois o estudante passa a fazer parte do processo de aprendizado. Um dos propósitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é incentivar a interdisciplinaridade na relação universidade-escola. O PIBID está presente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), envolvendo todas as licenciaturas da universidade, entre elas Computação, Física, Matemática, Biologia e Química, além das escolas EEEM Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, EMEF Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu, EEEM Vera Cruz, de Vera Cruz. Esse resumo tem a finalidade de incentivar a reflexão sobre a necessidade do ensino de Computação nas escolas brasileiras. Países com maior e menor índice econômico em comparação ao Brasil já adotaram o ensino de Fundamentos de Computação e Programação nas escolas e fizeram o aprendizado de Computação ser uma prioridade em âmbito nacional. De modo geral na sociedade, a Computação é essencial para todas as áreas do conhecimento e responsável pelo fornecimento de equipamentos e softwares utilizados para estudo, trabalho e lazer. A Computação tem sentido diferente da Informática. A Computação tem a finalidade de desenvolver soluções para diferentes tipos de problemas e a Informática aplica as soluções já desenvolvidas. Como exemplo, pode-se citar o celular, aparelho pequeno, portátil, mas é também, um avançado computador capaz de realizar inúmeras tarefas. Os softwares, ou seja, o sistema que inicia o celular e todos os aplicativos são desenvolvidos por profissionais da Computação e a população utiliza para comunicação e outras necessidades como acesso ao banco, jogos divertidos e redes sociais. Tendo em vista essa diferença entre Computação (desenvolvimento) e Informática (utilização), a escola deve oportunizar aos estudantes além da Informática, os fundamentos da Computação, o que, no Brasil, ocorre somente, em atividades pontuais. Uma dessas atividades é apoiada financeiramente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no momento em que possibilita a formação de subprojetos interdisciplinares, em parceria com as universidades, para trabalho nas escolas. O subprojeto denominado Ciências da Natureza e Exatas incentiva o ensino de Fundamentos de Computação, por meio de atividades plugadas e desplugadas. Plugadas ao oportunizar aos estudantes o contato com ambientes que simulam programação e controle de pequenos equipamentos robóticos com o ROBOKIT, uma caixa controladora de motores e Led’s. Atividades desplugadas são aquelas que não necessitam a utilização de um computador. Atividades como essas têm apontado que os estudantes das escolas envolvidas demonstram conseguir trabalhar em equipe, discutir sobre as partes de um problema para solucioná-lo e definir qual tipo de solução será adotada. As habilidades de relação, comparação, análise, síntese, abstração e diálogo são trabalhadas no momento em que o estudante assume o papel de programador. Assim, o PIBID, através do trabalho da Computação Licenciatura, fomenta a interdisciplinaridade e as habilidades essenciais aos estudantes do século XXI, bem como auxilia a comunidade escolar no rumo da tecnologia e inovação, que tem sua base na Computação.

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