ANÁLISE DO AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR COM O USO DE AULAS EXPERIMENTAIS

Marlon Natanael Machado, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Atualmente, os métodos tradicionais de ensino não estão sendo mais atrativos para o educando, o que leva o professor a repensar suas práticas, tendo a grande missão de desenvolver novas dinâmicas, práticas ou teóricas, objetivando o despertar do interesse acadêmico do aluno. Existe a necessidade de envolver os alunos nas suas aprendizagens, o que muitas vezes só é conseguido através do uso de novas metodologias, novos ambientes e novas abordagens. O contexto aponta que os professores, muitas vezes, não dispõem de tempo, ou mesmo, de local apropriado para realizarem tais iniciativas, geralmente, o que se tem é a necessidade de se apresentar os conteúdos por parte de um profissional sobrecarregado de turmas e com poucas horas para desenvolver seu trabalho. A atuação dos bolsistas de iniciação à docência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNISC (PIBID-UNISC/2018-2019) tem possibilitado oferecer ao professor recursos humanos para ampliar e melhorar sua prática docente. Partindo dessa ideia, adotou-se como método de ensino aulas experimentais de Física, durante o aprendizado dos estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, através do Subprojeto Multidisciplinar de Ciências da Natureza do PIBID-UNISC, na área de Física. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo que os alunos do Ensino Médio alcançassem maior compreensão do conteúdo disposto em sala de aula. Para isso, foi utilizado o espaço do Laboratório de Ciências do educandário, onde foram preparadas e realizadas algumas aulas experimentais, como intervenção do bolsista nas aulas do professor titular das turmas. Durante o estudo prático foram expostos, realizados e discutidos alguns experimentos, tais como: Torre de Líquidos, Densidades de Materiais Distintos, Prensa Hidráulica, Ebulição da água por meio da Pressão Atmosférica, Uso de Termômetros, Meios de Propagação de Calor, Dilatação Linear, Processos de Eletrização, Código de cores em Resistores, entre outros. Essas atividades foram realizadas no segundo semestre de 2018 e no primeiro semestre de 2019, ou seja, com turmas compostas por alunos diferentes. Além disso, foram usadas diferentes técnicas de abordagem, desde o aluno realizando a atividade experimental, até trabalhando em grupos menores de colegas. Por meio desta dinâmica, em espaço diferenciado e com novas metodologias de ensino, pode-se notar o crescimento do interesse dos estudantes, bem como o aumento do rendimento escolar, comparando-se aos rendimentos de anos anteriores, em que não eram usadas aulas experimentais. Essa comparação foi realizada pela percepção do professor titular, que através da análise da prática docente anterior e da prática docente atual, com as intervenções, além dos resultados das avaliações dos alunos, foi capaz de visualizar um crescimento na aprendizagem dos envolvidos.

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