DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO PARA APRENDIZADO E AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Antônio Manoel de Borba Junior, Hilton Francisco Pereira Dias Junior, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) afirma que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) consiste em problemas neurobiológicos, de causas genéticas, que aparecem na infância e, frequentemente, acompanham o indivíduo por toda a vida. Os sintomas são desatenção, inquietude e impulsividade. Este  distúrbio é mais comum em crianças e adolescentes que devem ser encaminhados para tratamento em serviços especializados de saúde. As crianças com esse tipo de distúrbio necessitam de um incentivo maior, para que o aprendizado seja efetivo, como uma recompensa. Assim, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um Jogo Sério (JS) sobre o conteúdo de Matemática do nono ano, do Ensino Fundamental, que possa ser utilizado como ambiente de aprendizado e de avaliação diferenciada, para estudantes que demonstram tendência ao TDAH. Um JS configura-se pelo objetivo de ensinar os usuários enquanto jogam e se divertem. Uma das características dos jogos é possuir um objetivo principal a ser alcançado e, em função desta, um JS pode potencializar o desempenho de estudantes com tendências de TDAH, pela recompensa da “missão cumprida”, ao término das fases do jogo. Para atingir o objetivo da pesquisa o problema se configura em: os estudantes com TDAH demonstram melhor desempenho em avaliação digital, utilizando o JS em comparação à avaliação tradicional (escrita)? A metodologia é Qualitativa e configura-se como Bibliográfica e Exploratória. Bibliográfica para embasar o conhecimento sobre a educação brasileira, conceitos básicos sobre a atenção, TDAH e como avaliá-lo. Foram estudados conceitos sobre jogos, JS e as ferramentas para o desenvolvimento destes. Exploratória para o desenvolvimento do JS, o levantamento através do questionário SNAP-IV e a observação do comportamento dos estudantes durante a utilização do JS, para identificar padrões de comportamento. Para classificar se um estudante apresenta tendências ao TDAH, a professora e os pais ou responsáveis irão responder ao questionário SNAP-IV sobre cada estudante. O SNAP-IV é uma série de perguntas cujo o resultado pode demonstrar se um estudante tem tendências ao TDAH, a fim de ser estudado com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) uma vez que ele apresenta a métrica para identificação de portadores com esta tendência. Após, será desenvolvido uma prova tradicional com os estudantes e o tempo para a execução dela será registrada pela professora. Duas semanas depois, será desenvolvida a prova digital, cálculos com o mesmo grau de dificuldade e em igual quantidade serão inseridas no JS, o tempo será calculado pelo próprio JS. Após a sua utilização, será apresentado um questionário para a professora avaliar o uso do JS. Será desenvolvido um quadro para aferição dos dados da avaliação convencional e da avaliação digital. Os resultados das avaliações serão dimensionados, conforme critérios de avaliação da escola, neste caso, média seis, observando as notas de cada estudante. Esse desempenho será comparado ao resultado da Escala SNAP-IV para avaliar se estudantes com tendências ao TDAH tiveram um resultado mais satisfatório com o JS. Até o momento, considera-se que o desenvolvimento de um JS para a finalidade apresentada é necessário, pois a aceitação dos gestores e professores da escola é de excelente acolhida à proposta.

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