LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ASSOCIADOS AO COTIDIANO

Bianca Noronha, Sérgio Célio Klamt

Resumo


O projeto “Leitura e interpretação de problemas matemáticos associados ao cotidiano” buscou estimular a aprendizagem da matemática por meio de leitura e interpretação de problemas associados ao cotidiano, sendo desenvolvido um pequeno dicionário matemático com nomenclaturas e simbologias mais utilizadas na área, com o intuito de traçar estratégias de resolução de problemas matemáticos através da análise e reflexão de experiências cotidianas. Para interpretar um problema de forma coerente, é necessário ler, conversar e debater sobre o assunto em questão, ou seja, devemos nos apropriar da comunicação. As estratégias são ferramentas utilizadas durante o processo de resolução. Elas podem ser aplicadas de diversas formas, através de tentativas, redução do enunciado, simplificação das informações dadas etc. Além disso, essas estratégias podem ser representadas por esquemas, tabelas, gráficos ou desenhos. Um bom problema é aquele que desafia o aluno a desenvolver e criar estratégias próprias, aprimorando o desenvolvimento de capacidades diversificadas para aplicar em sala de aula. A metodologia compreendida para o ensino-aprendizagem sobre interpretação de textos, em aulas de Matemática, aconteceu de maneira crítica e reflexiva, considerando a importância da criação de um vínculo entre os conteúdos estudados, a interpretação do exercício e a relação com o cotidiano. O público-alvo, destinado para a aplicação deste projeto, foi constituído pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. O trabalho foi desenvolvido a partir de um questionário com questões que englobam lógica, interpretação e reflexão sobre o enunciado; e, em um segundo momento, foi proposto a elaboração do dicionário matemático. As atividades propostas foram avaliadas através do raciocínio que o aluno desenvolveu em cada questão, solicitando que escrevam a resposta por escrito, enfatizando também a importância da escrita nas aulas de Matemática. A avaliação da elaboração do dicionário ocorreu com base na organização e interesse de procurar palavras diferentes para agregar na sua construção, assim como no depoimento de cada aluno sobre o trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos foram excelentes pela análise de ambas as partes. Os educandos relataram que, desde o desenvolvimento dessas tarefas, estão conseguindo associar mais facilmente os conteúdos aprendidos na disciplina com experiências cotidianas e, consequentemente, melhorando seu aproveitamento em sala de aula. Após avaliar e refletir sobre os frutos da aplicação do projeto de pesquisa, pode-se afirmar que o objetivo principal foi alcançado. Foram obtidos bons resultados com a elaboração do dicionário, assim como com a leitura e interpretação de problemas matemáticos em geral. O aluno necessita aprender não somente as habilidades e estratégias decorrentes para resolver um problema, mas também se habituar a questionar ao invés de esperar a resposta pronta, mesmo que o desenvolvimento não esteja totalmente correto.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.