ANÁLISE DE ÂNGULOS ERGONÔMICOS DE UM VEÍCULO OFF-ROAD TIPO BAJA.

Ketlin Maiara Schultz, Isadora Maieron de Morais, Augusto Pereira Siqueira, Luís Eduardo Kaufmann, Vinicius Dreher Barbon, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier

Resumo


A equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que gerencia, projeta e constrói um veículo off-road do tipo Baja, com a finalidade de participa de duas competições anuais, realizadas pela SAE (Society of Automotive Engineers). Em tais competições, existem equipes representando universidades de todo o país. Vale ressaltar que a equipe Baja de Galpão – UNISC consagrou-se campeã no ano de 2016 da competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, realizada em Passo Fundo – RS, contando com três estados do sul do Brasil. Perante tal importância de levar o nome da Universidade de Santa Cruz do Sul a todos os lugares, o objetivo da equipe é sempre buscar o aperfeiçoamento do protótipo, alcançando maiores patamares, tanto para a equipe, quanto para a universidade. Para isso, melhorias no projeto, testes, análises e validações são buscadas a todo o instante. Para o sistema do Design, há uma área específica em que deve ser estudado o conforto, ângulos ergonômicos e a antropometria veicular (o que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano). Até então, os protótipos não carregavam um estudo abrangente perante Ergonomia nos veículos, no entanto, em 2019, foram iniciados os estudos ergonômicos para o BG.3. A pesquisa começou pelo estudo da ergonomia, de onde surgiram os primeiros estudos antropométricos e suas funções. A comissão organizadora SAE exige por normas ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, ângulos próprios para o carro. Através do regulamento imposto pela SAE Brasil e por normas técnicas, o estudo foi iniciado por meio da pesquisa em livros, para identificar medidas angulares. De acordo com o regulamento, o carro deve obedecer ao quesito de percentagem 99% masculino e 1% feminino. Durante o estudo, foram feitas medições com aparelhos e equipamentos próprios para a ação, como um Medidor de Inclinação digital e um Transferidor de Ângulo, muito usado na equipe para tais funções. Após as medidas feitas com o piloto da equipe, os ângulos foram analisados e comparados com os das referências por Tilley, também, foi utilizada uma norma específica, a qual fornece tabelas com diferentes faixas etárias e diferentes percentis. Também, para enquadrar o carro no regulamento, foram feitas medidas em um indivíduo, que atendia ao percentil de 99% masculino, pesando aproximadamente 102 kg e, aproximadamente, com 1,80 cm. Assim, com todas as medidas, dados e informações em mãos, as etapas de comparação foram iniciadas, para decidir o que mudar no carro e como encaixar os padrões fora de norma no regulamento. Os estudos para Ergonomia levaram aproximadamente três meses para serem concluídos e executados. Por fim, todas as medidas, ângulos e dados foram editados e relatados para o Memorial Descritivo (enviados como parte de uma atividade para a competição) e, assim, enviados para a SAE Brasil etapa Sul.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.