INTEGRANDO O ENSINO E A EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO ALUNOS DA GRADUAÇÃO E DO ENSINO MÉDIO NO DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL.

Sandra Teresinha Miorelli, Carlos Henrique Trein Rocha, Cauê Ryan Puntel Lampert, Débora Nice Ferreira Lima

Resumo


O ensino médio tem se caracterizado por um baixo rendimento dos alunos nas áreas das exatas, principalmente em relação à competência da resolução de problemas. Visando atuar na reversão deste quadro, o projeto de extensão “Ensinando Lógica com as Tecnologias da Informação - LOGICANDO” desenvolve 3 tipos de ações: Oficinas com Escolas, Olimpíada de Lógica e Oficina UniEscola, que qualificam o estudo da ciência e da tecnologia, a partir do desenvolvimento do raciocínio lógico, tendo como base o uso das TICs, junto a professores e alunos de escolas públicas e privadas da região do Vale dos Sinos. No primeiro semestre de 2019 ocorreram as primeiras oficinas de Raciocínio Lógico e Lógica de Programação, integrando os alunos da graduação da disciplina de Algoritmos, dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Feevale, junto aos beneficiários do projeto Jovem Aprendiz, alunos do ensino médio de escolas da região do Vale dos Sinos. O trabalho envolveu o desenvolvimento da lógica e do pensamento computacional, utilizando iniciativas como a Code.org (CODE 2019) e programação com Arduino (ARDUINO 2019), usando a ferramenta ArduBlock. Assim, os alunos da graduação atuaram como instrutores e multiplicadores e os beneficiários vivenciam a experiência de ser um aluno de nível superior e de atividades que envolvem a temática do projeto. O objetivo é implantar o uso de ferramentas de tecnologias da informação que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes do ensino médio; além de proporcionar a inserção de novas ferramentas computacionais no processo de ensino-aprendizagem que contribuam para uma maior compreensão dos conceitos de lógica. Na oficina do Code.org os alunos trabalharam desafios do “Curso Avançado de Ciência da Computação” utilizando blocos de comando, envolvendo conhecimentos básicos de programação como o uso de estruturas de condição e de repetição. Já na oficina do Arduino, os alunos tiveram a experiência de programar o Arduino utilizando a ferramenta Ardublock, usando blocos de comando para a programação. Como resultados, destaca-se maior motivação dos alunos da disciplina de Algoritmos para a aprendizagem, uma vez que eles serão os responsáveis por desenvolver os desafios junto aos beneficiários. Além disso, os alunos do projeto Jovem Aprendiz se motivaram para serem futuros graduandos e compreenderam melhor os cursos da área de informática da Universidade, além de entrar em contato direto com professores e alunos do curso.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.