SISTEMA DE DETECÇÃO DE DISTÂNCIA ENTRE VEÍCULOS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL

Matheus Jandrey Thiesen, Marcio Alexandre Pacheco

Resumo


Ao longo dos anos, a humanidade sempre buscou o desenvolvimento de máquinas ou sistemas capazes de reproduzir características e habilidades humanas com o objetivo de replicar tarefas realizadas pelos humanos. Redes neurais e Deep learning da Inteligência Artificial, que tem o modelo baseado no funcionamento cérebro humano e visão computacional, que tem o modelo baseado na visão humana, são alguns dos exemplos. Estas soluções estão sendo utilizadas em uma vasta gama de aplicações em áreas como na aeronáutica, para realizar rastreamento de aviões e traçar rotas, através do geoprocessamento de imagens por satélite, na medicina, para auxiliar no diagnóstico de doenças dos pacientes, através da análise de tomografias em 2D e 3D do corpo humano, na robótica, para realizar tarefas automatizadas através da análise e interpretação de imagens e nos veículos autônomos e não autônomos para melhoria da segurança.

Desde o surgimento dos veículos automotores, a segurança sempre foi um dos pontos fundamentais. Grandes esforços têm sido feitos pelas montadoras de veículos e autoridades públicas para aumentar a segurança dos condutores e ocupantes dos veículos.

Para o trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica com os principais conceitos para entendimento do trabalho como, visão computacional, câmeras, processamento de imagens, calibração, GPS, inteligência artificial e Deep Learning. Após é realizado uma pesquisa de trabalhos relacionados, e feita uma comparação entre os trabalhos relacionados e o presente trabalho, com o objetivo de identificar principais diferenças entre tecnologias e metodologias utilizadas. Por fim é feito o desenvolvimento do trabalho proposto. Neste trabalho é abordado o uso de visão computacional para a criação de um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS), que consiste na detecção de distância entre veículos, usando técnicas de Inteligência artificial e Machine learning através de uma câmera instalada no para brisa do veículo. O trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS), que consiste na detecção da distância entre veículos por meio de visão computacional, fazendo a detecção da placa do veículo a frente através da captura de imagem com uma câmera e a partir disso calculando a distância, após o cálculo da distância e com base na velocidade do veículo através de um de GPS, o sistema gerará alertas sonoros e visuais ao motorista com isso o condutor pode tomar uma ação dentro de um tempo hábil e por consequência, evitar acidentes.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.