COMUNICAÇÃO DE MARKETING E CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE EM MUNICÍPIOS DO COREDE VALE DO RIO PARDO

LEANDRO JUNHKERR PORTO, CHRISTINE DA SILVA SCHROEDER

Resumo


A pesquisa, iniciada no segundo semestre de 2012, tem por objetivo descrever e analisar a comunicação de marketing nos municípios do CODEVAR (Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo), buscando, adicionalmente, compreender suas implicações para a construção discursiva do desenvolvimento municipal, analisando tanto os discursos presentes nesta comunicação quanto os sentidos de desenvolvimento criados pelos munícipes a partir de tal comunicação. A justificativa para a realização da pesquisa parte, inicialmente, de dois aspectos centrais: um primeiro aspecto explorando pontualmente a relevância do tema "comunicação de marketing" no setor público (sobretudo no setor público municipal) no Brasil; e, um segundo aspecto, a partir da relevância que se credita ao estudo do tema enquanto contribuição para o desenvolvimento local, em que o recorte compreende os municípios da região definida como de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Vale do Rio Pardo. Para tanto, o estudo adota, como orientação epistemológica definida a partir das ciências sociais, o cruzamento paradigmático pela estratégia sequencial (funcionalismo pós-positivista-objetivista e interpretativismo-construtivismo-subjetivista), tendo por estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos. Após contato com todos os 23 (vinte e três) municípios do CODEVAR, foram selecionados, por acessibilidade e conveniência, 09 (nove) municípios: Venâncio Aires; Vera Cruz; Mato Leitão; Lagoa Bonita do Sul; Estrela Velha; Candelária; Encruzilhada do Sul; Passa Sete; e Santa Cruz do Sul, nos quais foi possível, efetivamente, realizar esta etapa que aqui se apresenta, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com o responsável pela comunicação institucional em cada prefeitura. Neste sentido, buscou-se identificar e analisar, de forma geral: o perfil dos responsáveis pela comunicação (conhecimentos prévios, atuação e experiência do responsável na Prefeitura, no que tange à função; conhecimentos em áreas como Administração Pública, marketing público e comunicação social); identificação dos canais de comunicação externa atualmente em uso pela prefeitura e percepção, pelo gestor, acerca da compreensão e da utilização destes mesmos canais pelos munícipes; reflexão sobre o caráter da comunicação: apenas informativo ou buscando interação efetiva; identificação da intencionalidade e dos norteadores essenciais da comunicação municipal; identificação de problemas e/ou dificuldades com relação à comunicação da Prefeitura com os munícipes, e se os problemas foram solucionados ou não durante a atuação do gestor; e percepção sobre a ideia/conceito de desenvolvimento que a comunicação institucional tem por objetivo transmitir, bem como um olhar crítico dos próprios gestores sobre esta questão - o que, em etapa posterior, pretende-se investigar e analisar, em contraponto, junto aos próprios munícipes. Os resultados preliminares até aqui apontam para diversas potencialidades e limitações da comunicação de marketing nos municípios analisados, mormente no que concerne à formação dos profissionais responsáveis e à efetividade da utilização dos canais de comunicação, bem como podem inspirar iniciativas de aperfeiçoamento destas práticas junto às prefeituras, embora este não constitua, particularmente, um objetivo da pesquisa, cujo foco centra-se na análise dos canais de comunicação e dos sentidos de "desenvolvimento" produzidos.


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