PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO: CLASSE, CULTURA E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE

ALINE MESQUITA CORREA, JÉSSICA ELL, MOACIR FERNANDO VIEGAS

Resumo


O projeto de pesquisa "Práticas Educativas dos Trabalhadores de Enfermagem de um hospital do Vale do Rio Pardo: Classe, Cultura e Formação nas Relações entre Objetividade e Subjetividade", está inserido no grupo de pesquisa "Trabalho e Tempo Livre: Educação, Trabalho e Humanização" que compõe a linha de pesquisa "Educação, Trabalho e Emancipação", do Programa de Mestrado em Educação da UNISC. Trata-se de uma pesquisa que está sendo realizada com a equipe de enfermagem, constituída de enfermeiros e técnicos de enfermagem. A pesquisa segue estudos que já viemos realizando sobre as categorias de classe, cultura e formação dos trabalhadores, num esforço de compreender as práticas educativas dos profissionais nas relações de trabalho. Como base teórica utilizamos a teoria crítica, o materialismo histórico e dialético, a ergologia e a psicologia social do trabalho. A metodologia envolve a aplicação de questionários com aproximadamente 200 trabalhadores da enfermagem, entrevistas semi-estruturadas aprofundadas com até 20 sujeitos e a constituição de um grupo de discussão com enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo que neste grupo estamos debatendo questões mais aprofundadas na perspectiva de nossa pesquisa. Em termos de resultados parciais, após um estudo aprofundado em nossas bases teóricas, com um olhar voltado para as práticas educativas em saúde, especificadamente entre os trabalhadores da enfermagem, os enfermeiros e a gestão do hospital, sujeito de nossa pesquisa, colocam que o fato de o hospital participar de um estudo internacional é algo muito importante e positivo para a instituição, uma vez que a mesma traz benefícios para os sujeitos participantes, permitindo um melhor conhecimento de seu trabalho e de suas habilidades profissionais assim como das relações entre esses e os saberes contidos nos protocolos institucionais. Quando falamos em protocolos institucionais, estamos pensando nas distâncias ou proximidades existentes entre o trabalho prescrito, neste caso os protocolos, e o trabalho real, que se refere ao trabalho de fato realizado; sendo assim, nossa pesquisa tem possibilitado o conhecimento das relações entre os saberes contidos nos protocolos e as atividades realizadas. A relevância de nossa pesquisa se constitui no ideal de que as práticas educativas nos locais de trabalho possuem um novo significado a partir do momento que os trabalhadores explicitam e pensam sobre seus saberes subjetivos frente as suas realidades objetivas.


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