INSERÇÃO DE APLICATIVOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

CRISTIAN SCHEID, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MARIA MADALENA DULLIUS

Resumo


Cada vez mais percebe-se a evolução dos recursos tecnológicos ao nosso redor, os quais vêm se tornando uma ferramenta indispensável, usada frequentemente em nosso cotidiano. Com base neste fato surgem também novas possibilidades de lidar com o ensino de matemática nas escolas, novos meios de abordar os conteúdos, usando as tecnologias como uma ferramenta adicional, sem deixar de lado o método tradicional de ensino, mas sim complementando-o. Pensando nisso, a pesquisa "Tecnologias no Ensino", em seu subprojeto sobre o uso de recursos tecnológicos na Matemática, realizou um curso de formação continuada para professores de matemática interessados em ampliar e aprimorar sua prática pedagógica fazendo uso de tais ferramentas, denominado "Uso de recursos computacionais no ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental". O curso teve como objetivo auxiliar os docentes no uso de recursos computacionais na prática pedagógica, ampliando a forma de ensino. Este trabalho tem o objetivo de socializar os resultados decorrentes deste curso. Inicialmente, realizou-se contato através de e-mail ou via telefone com as escolas da rede pública e privada, divulgando o curso. Em seguida, selecionou-se os materiais a serem trabalhados, os quais foram previamente preparados pelos bolsistas do projeto com auxílio dos professores participantes da equipe da pesquisa. A seleção dos aplicativos computacionais explorados foi realizada a partir de assuntos abordados em cada encontro: números inteiros, frações, números decimais, porcentagem, sistema de medidas, álgebra, geometria, gráficos. O curso teve a duração de quarenta horas e fundamentou-se em princípios da pesquisa-ação, pois o intuito foi de que os docentes participassem como atores ativos e não somente como receptores de informações. Durante os encontros proporcionou-se momentos de discussões constantes sobre as atividades exploradas com os docentes, os quais foram incentivados a fazer uso das atividades propostas em sua sala de aula, procurando se habituar com a situação e observar como os alunos reagiriam ao processo, socializando, em seguida, com os colegas de curso de formação continuada as experiências obtidas. Também foi solicitado aos participantes que respondessem a um questionário, em forma de relatório, descrevendo quais as atividades trabalhadas com os alunos, ressaltando quais foram os pontos positivos e negativos do uso de tais ferramentas. Todos os encontros foram gravados, e em seguida transcritos, para posteriormente ser feita uma análise mais detalhada das implicações do curso de formação continuada na prática pedagógica dos docentes. Pode-se perceber, ao final do curso, que apesar das várias discussões em relação ao uso de recursos computacionais nas aulas de Matemática e dos materiais explorados, alguns dos docentes ainda têm receio de inseri-los em suas práticas pedagógicas. Já outros participantes, porém em menor número, alegaram não ter à disposição todos os materiais necessários para tal prática de ensino. Apesar disso, todos foram unânimes em comentar sobre a importância e necessidade do uso dessas ferramentas em aulas de matemática, pois possibilitam uma forma inovadora de fazer com que o interesse dos alunos sobre a disciplina aumente e, consequentemente, sua compreensão e aprendizado.


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