ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DE 5º ANO PARA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS

JÚLIA WEBER FERREIRA DA SILVA, MARIA MADALENA DULLIUS

Resumo


O Projeto Observatório de Educação vinculado à CAPES e desenvolvido no Centro Universitário UNIVATES, no qual participam quatro estudantes do mestrado, seis da graduação, seis professoras de escolas do Ensino Fundamental de escolas da rede pública da região do Vale do Taquari e quatro professoras voluntárias, tem o intuito de melhorar a educação da matemática no nível básico a partir da resolução de problemas e posterior análise de erros e acertos dos alunos. Neste trabalho, fala-se especificamente das intervenções realizadas com 81 alunos que frequentam as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual se verifica quais as principais estratégias utilizadas pelos estudantes para obter o resultado das questões propostas. Há também outros níveis envolvidos no projeto, do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, que fazem parte de escolas parceiras ao projeto. Estas turmas estão sendo o foco da pesquisa neste ano, pois estarão participando das avaliações externas propostas pelo governo no ano de 2013. Desta forma, uma vez por mês realiza-se encontros nas escolas, nos quais apresenta-se aos alunos atividades, que, após resolvidas, são corrigidas, categorizadas e separadas segundo as estratégias propostas por diversos estudiosos da área: cálculo, desenho, só resposta, não respondeu, organizar padrões, trabalhar em sentido inverso, reduzir à unidade, tentativa e erro, tabelas e gráficos. A partir da análise percebe-se que a grande maioria havia apenas colocado a resposta, seguido pela organização de padrões e, por fim, o cálculo formal. Pode-se apontar que na opção "apenas resposta" foi utilizada pelo menos uma vez por cada aluno, por terem calculado mentalmente ou simplesmente observado a resposta no desenho ou gráfico disponível. Em grande parte das vezes que os alunos optaram por essa estratégia, eles erraram a questão. Pode ser também pelo fato de ter a marcado aleatoriamente. Acredita-se também que muitos alunos continuam utilizando o cálculo formal por ser o meio no qual encontram maior domínio, devido a ser a principal maneira requerida em sala de aula e não se sentirem confiantes ao sair da zona de conforto. Ainda há muito que se trabalhar no Projeto buscando auxiliar os estudantes na resolução de problemas, melhorando o ensino e a aprendizagem da matemática, tentando expandir seus horizontes e organizar melhor pensamentos. Porém, percebe-se que alguns alunos já demonstraram um melhor entendimento de questões lógicas e problemas, utilizando de diferentes estratégias para resolver. Espera-se que cada vez mais eles consigam utilizar os diferentes métodos estudados e assim obter êxito na resolução dos problemas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.