INTEGRAÇÃO DE GESTÃO POR PROCESSOS E MANUFATURA LEAN

GRACIELE REDISKE, GUILHERME BRITTES BENITEZ, LIANE MAHLMANN KIPPER

Resumo


Buscou-se com esta pesquisa o desenvolvimento de uma nova metodologia de implantação que interaja com a tecnologia de informação e a flexibilização da manufatura através das metodologias de gerenciamento: gestão por processo e manufatura enxuta - que segue as seguintes etapas: estudo do planejamento estratégico da empresa e seus objetivos, mapeamento do fluxo de informação desde a entrada, o processo e a saída -; e análise do mapeamento com foco nos pontos de desperdício durante o processo: a superprodução, espera, transporte, processamento, estoque e defeitos. A análise destas metodologias deu-se por dois aspectos: em quais aspectos elas são complementares e que pontos elas são compatíveis. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos. Com relação à forma de levantamento de dados, pode-se classificar esta pesquisa como exploratória e um estudo de caso. Para esta aplicação foi realizado um estudo de caso em uma empresa de médio porte situada no Estado do Rio Grande do Sul, que atua no ramo de embalagens plásticas. O processo de corte foi escolhido como escopo de estudo devido à sua grande influência sobre o processo produtivo, por onde se faz a entrada de todo produto na manufatura e representa o processo global no seu conceito amplo do estudo. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar a compatibilidade e complementariedade entre as duas ferramentas de gerenciamento: gestão por processos e manufatura enxuta e a partir deste ponto o resultado da pesquisa foi desenvolvido uma nova metodologia, onde foram identificados alguns pontos em que a informação ainda é ineficiente e o desperdício de matéria-prima e de tempo é alto. A nova metodologia teve alguns ganhos consideráveis na gestão, que buscou entender primeiramente o planejamento estratégico nos objetivos da organização, para depois desenvolver ferramentas que auxiliassem no controle e no monitoramento dos processos, como também ferramentas para sugestões de melhorias e de avaliação da satisfação dos clientes internos. Estudadas e levantadas as dificuldades e os desperdícios do processo, identificou-se alguns pontos onde a informação ainda é ineficiente e o desperdício de matéria-prima e de tempo é alto. O próximo passo da pesquisa será a implantação das sugestões de melhorias, que a equipe passou para a organização, e a criação de grupos de melhorias contínuas visando ao estudo aprofundado do fluxo de informação de toda organização e a redução dos desperdícios em todas as áreas, pois a organização estará ganhando em redução de custos e em uma produção mais informada e enxuta para alcançar melhores resultados internos e externos.


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