DESENVOLVIMENTO DE TÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DO ESTILO COGNITIVO DE APRENDIZES

JUNIOR FIGUEIREDO BARROS, NADIESCA CARDOSO HOMRICH, REJANE FROZZA

Resumo


Cada estudante possui diferentes formas de aprender, seja lendo, escrevendo ou observando esquemas e imagens. Estas formas são classificadas através de suas características como estilos cognitivos. Quando o estilo cognitivo de um estudante é conhecido, é possível aplicar uma melhor tática de ensino (forma de apresentação do conteúdo a ser trabalhado) a partir de técnica ou metodologia apropriada, contribuindo para a qualidade da aprendizagem deste estudante. Este trabalho está inserido em uma pesquisa mais ampla que aborda um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com a atuação de dois agentes pedagógicos emocionais (Dóris e Dimi) que interagem com o estudante, a fim de auxiliá-lo com as atividades e coletar informações para atualização do estilo cognitivo. Inicialmente, o estilo cognitivo é definido a partir de um questionário proposto pelos autores Felder e Gardner. Os estilos trabalhados no ambiente são: sensorial, intuitivo, ativo, reflexivo, sequencial e global de acordo com o autor Felder; e linguístico-verbal, visual-espacial e cinestésico-corporal de acordo com o autor Gardner. O objetivo deste trabalho é desenvolver páginas web relacionando as características dos estilos cognitivos com táticas de ensino, em um conteúdo específico, a serem apresentadas durante a interação do usuário com o AVA. Os conteúdos oferecidos no AVA estão sendo desenvolvidos levando em consideração cada estilo cognitivo apresentado. Como cada estilo possui diversas características e existem inúmeras formas de se elaborar uma tática de ensino a partir de um conteúdo, estão sendo desenvolvidas, neste momento, duas táticas diferentes para cada estilo cognitivo. As táticas envolvem texto, imagem, animação, som, esquema, exercício, entre outros elementos. Neste trabalho, foram desenvolvidas cinquenta e quatro páginas web referentes ao conteúdo do Novo Acordo Ortográfico, que envolve três páginas de conteúdo. A primeira página aborda o histórico do novo acordo ortográfico; já na segunda página são tratadas as regras referentes à acentuação, alterações no alfabeto e uso do trema; e, finalmente, na terceira página, são abordadas regras sobre o uso do hífen. Para cada estilo cognitivo existem duas estratégias de aprendizagem para cada uma das três páginas onde o conteúdo é apresentado. O objetivo de relacionar os estilos cognitivos com as táticas de ensino é propor estratégias de aprendizagem que favoreçam um entendimento com maior qualidade. A partir das informações coletadas pelos agentes pedagógicos durante o processo de interação do estudante com o conteúdo sendo apresentado pelo AVA, segundo o estilo cognitivo identificado, é possível uma reavaliação contínua do estilo cogitivo e a possibilidade de adaptação das táticas de ensino ao estilo de aprendizagem do estudante. Isto pode ser definido como uma personalização do processo cognitivo do estudante. A próxima etapa refere-se ao uso do ambiente por um grupo de estudantes, a fim de verificar se os estilos cognitivos identificados estão sendo contemplados pelas táticas elaboradas neste trabalho.


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