PROJETO CARRO ELÉTRICO

THIAGO REBELATTO OLIVEIRA, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, WERNER HAETINGER

Resumo


Este resumo visa a apresentar as atividades desenvolvidas através do projeto de pesquisa "Contribuição da Tecnologia Computacional para a Assistência Social", que faz parte de uma das linhas de pesquisa do "Grupo Sistemas Computacionais de Apoio à Educação do Departamento de Informática da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC". O projeto carro elétrico tem como base a aplicação na área educacional dentro da robótica educacional, trazendo a oportunidade do aluno aprender o funcionamento de um carro elétrico quanto à sua parte mecânica, elétrica, eletrônica e computacional. O carro elétrico possui dimensões para embarcar um aluno de até 170 cm de altura e até 70 kg de peso, podendo entrar e andar utilizando um tablet ou um celular como controle de direção e velocidade. O projeto apresenta um sistema de estrutura mecânica totalmente desmontável, tanto na parte da estrutura como no acoplamento dos motores. Desta forma, o aluno vai saber exatamente o funcionamento do sistema mecânico, podendo montá-lo e desmontá-lo com maior facilidade. Por dentro desta estrutura mecânica passam cabos de força para o acionamento dos motores, os quais ligam estes ao controlador de direção e velocidade. A conexão dos cabos precisa ser protegida e colocada na estrutura mecânica de tal forma que apresente segurança e qualidade na entrega da força. Esta organização é importante para o estudante quando necessitar fazer manutenção nestes cabos, uma vez que ele precisará fazer um projeto antes, para que seja mantida a organização da estrutura. O controlador de velocidade e direção é importante para o aprendizado do aluno, pois ali se encontra uma placa com circuitos integrados e uma lógica de fácil entendimento, de maneira que o aluno possa raciocinar sobre o funcionamento de todo o acionamento de um motor elétrico e entender o conceito de programação digital de velocidade. Este controlador precisa ser comandado por um microcontrolador, sendo neste projeto utilizada a plataforma Arduino, onde o próprio aluno tem a possibilidade de programar, durante o projeto. Alunos do ensino médio estão recebendo aulas de lógica algorítmica e aprendendo sobre programação com a linguagem C, linguagem escolhida pois é usada na plataforma Arduino, desta forma o estudante pode programar sensores e utilizá-los no carro elétrico. Os sensores que os alunos utilizam são os mais comuns e conhecidos que são empregados em robôs educacionais, como: ultrassónico, luminosidade e sensor de toque. O sistema de controle do carro elétrico é feito pelo sistema operacional Android, disponível em tablets e celulares. A comunicação entre a plataforma Arduino e o tablet é feita por meio de comunicação bluetooth e o aplicativo instalado no tablet é desenvolvido no projeto de pesquisa. O aluno pode controlar o carro tanto estando dentro dele quanto fora, podendo assim, avaliar todo o seu funcionamento. Este projeto tem como objetivo fazer com que o aluno aplique os conceitos de lógica matemática e computacional, aprendidas em sala de aula, também trazendo novas ideias para melhorar o carro e os cuidados como meio ambiente.


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