GINÁSTICA OLIMPICA

ANA PAULA DALLANORA, ELENICE BERGER, URSULA MULLER

Resumo


O projeto Ginástica de Trampolim Unisc é o nome que melhor define as atividades realizadas dentro do projeto social, escola de circo do PDU 2013. Neste projeto, as crianças experimentam exercícios variados no solo, no mini trampolim e no trampolim acrobático, respeitando sempre o seu desenvolvimento motor, sua desenvoltura e aspirações. Nas aulas, além das crianças aprenderem a realizar os exercícios, elas aprendem a criar coreografias, para que possam apresentar o que estão aprendendo. São incentivadas a participar de eventos esportivos e culturais, a fim de conhecerem outras realidades, bem como aprenderem a se comportar em outros ambientes, compartilhando espaços com outros grupos de crianças. Finalizamos o ano com 110 crianças distribuídas em grupos, sendo 4 do projeto AABB Comunidade, 3 do Semear Amigos e dois grupos da Comunidade de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. O projeto beneficia moradores dos bairros da zona sul de Santa Cruz do Sul, a partir de uma parceria entre APESC e o Instituto Pioneer Semear Amigos, bem como a parceria da APESC com a prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e a Associação do Banco do Brasil através do projeto AABB Comunidade. O objetivo geral do projeto é contribuir para a melhoria das condições e do modo de vida dos moradores do bairro Santa Vitória e demais bairros contemplados nesta parceria, promovendo, assim, a cidadania, autonomia e desenvolvimento da comunidade. O projeto social escola de circo a partir deste ano teve seu foco direcionado a ginástica de trampolim (ginástica de solo, mini trampolim e trampolim), avaliações do desempenho motor será acompanhado a fim de melhorar a consciência corporal das crianças, auto controle e disciplina, respeito e dedicação nas aulas e nos eventos a que o grupo se propor a participar. Este trabalho tem como objetivo proporcionar atividades recreativas e lúdicas para crianças e adolescentes, atendimento às crianças e aos adolescentes através de oficinas que privilegiam o cunho socioeducativo, atividades com as famílias e com as escolas, entre outros. O projeto tem como principais demandas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, famílias e escolas. Estas são atendidas através de oficinas socioeducativas, visitas domiciliares, atendimentos individuais e coletivos, reuniões e palestras. Todas as atividades desenvolvidas estão voltadas para o atendimento das demandas oriundas das diversas expressões da questão social. 240 Realizamos distintas atividades que serão elencadas no próximo item, em consonância com o Plano de Trabalho proposto inicialmente que previa: (a) aulas de acrobacias no solo; (b) aulas no trampolim; (c) aulas no mini-trampoim; (d) e Atividades recreativas no Campo.


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