A PROPRIEDADE ESCRAVA NAS MÃOS DE UM PADRE

ANGELICA BEATRIZ KLAFKE, OLGARIO PAULO VOGT, ROBERTO RADUNZ

Resumo


Inventários e testamentos são ricas fontes que permitem ao historiador analisar a sociedade retratada240 nessa fonte documental. A diferença básica entre eles240é que enquanto o inventário, também chamado inventário240post-mortem, volta-se para um levantamento240dos bens do morto, o testamento é uma espécie de vontade do mesmo, no qual ele deixa listadas algumas de suas últimas vontades. O ponto comum está em que ambos dizem respeito aos bens da pessoa e são dirigidos por leis específicas.240A presente comunicação240está baseada na leitura e240análise do inventário do padre Clementino José dos Santos Lima, pároco da Vila Nova do Triunfo, quando da sua morte na metade do século XIX. Tanto o testamento quanto o inventário estão240acervados240no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul 226 APERS e, nesse caso específico, o testamento é parte integrante do inventário. A presente pesquisa, vinculada ao projeto240223Escravos, senhores e colonos: redes, conflitos e negociações no Vale do Rio Pardo224, tem240por objetivo analisar240relações sociais que se estabeleceram entre escravos, senhores e colonos no Vale do Rio Pardo, identificando redes, conflitos e negociações estabelecidas entre sujeitos históricos.240Este trabalho também objetiva examinar o testamento e240inventário do padre Clementino José dos Santos Lima, identificando entre seus bens a presença de quatro escravos, os quais são deixados de herança como propriedade240de240duas afilhadas suas. Em termos de metodologia, o referido inventário (APERS - N. 101, M. 4, E. 141) foi digitalizado no Arquivo Público e transcrito para fins de análise. O inventário tem trinta e uma páginas, entre o240testamento,240descrição dos bens do inventariado e240destinação final de suas propriedades. Em termos de resultados da240descrição240do documento, observou-se240que o padre detinha um bom lastro de propriedades. Segundo a testamenteira, Anna Maria de Borba, o padre descreveu possuir 223quatro escravos que são, Celito Criolo de 32 anos, Domingas Criola de 30, Flaviana parda de 10 e Hortêncio de 1 ano224.240Dentre as vontades apresentadas no testamento, o padre deixa claro algumas de suas vontades, como a de ser240223sepultado e amortalhado com paramentos roxos dos mais velhos que houverem [...] na sepultura 1ª que fica abaixo do Átrio para o lado do Altar do Rosário224. Estando esse lugar já ocupado, era de seu desejo que ficasse na 223parte de fora da porta Preferencial da Igreja224, ou ainda do lado de fora de qualquer outra Igreja. Tal desejo, de ser enterrado dentro da Igreja, está associado ao propósito de garantir a salvação de sua alma, sendo240que240esse ato também240240era240uma forma de continuar em contato com o mundo dos vivos.


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