ASPECTOS COGNITIVOS NO APRENDIZADO DA L2 COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

GRAZIELA MARIA LAZZARI, JAQUELINE DA SILVA, JOSSANI REHBEIN DE CASTRO, VERA LUCIA SILVA TRAVI

Resumo


Estudar os aspectos cognitivos no aprendizado de L2, juntamente com a evolução tecnológica e destacar aspectos da linguagem que contribuem para educação, como forma de auxiliar e consolidar a construção do conhecimento é o foco de nosso trabalho como participantes do PIBID - Letras: Espanhol. Instigar os alunos no aprendizado da L2 trabalhando com diferentes nichos da evolução tecnológica, desde técnicas mais simples e manuais, como a construção de cartilhas e dicionários ilustrados, manualmente, até as mais elaboradas práticas de uso de recursos tecnológicos: exposições e interações com conversas com nativos de Língua. Espanhola (ao vivo, via web) fomentou o interesse em adaptar ferramentas e conhecer as implicações dessas práticas culturais no gosto e no prazer em aprender novos idiomas entre jovens estudantes no cotidiano escolar, bem como sua contribuição na sua formação. O corpus foi constituído com atividades realizadas em oficinas de Língua Espanhola, no 4º ano de Ensino Fundamental na E.E.E.M N.Srª. da Esperança e E.M.E.F Santuário, em Santa Cruz do Sul-RS. Os resultados foram surpreendentes, inclusive comprovados pela professora titular, pois as técnicas despertaram a motivação e vontade de aprender, descobrir novas informações e (re)construir, independente da metodologia abordada para a transmissão dos conhecimentos, que com objetividade gerou resultados positivos tanto na formação acadêmica e profissional, quanto na formação de novos parâmetros para a aprendizagem. Houve estímulo à aquisição da L2 com o auxilio de materiais gráficos e tecnológicos distintos. No início do ano letivo cada aluno recebeu material para a confecção das cartilhas e dos dicionários em espanhol e português. O material foi confeccionado manualmente e desenvolvido no decorrer dos encontros semanais, com o intuito de fortalecer e consolidar o processo de ensino/aprendizagem da L2. Dessa forma, os educandos codificam e decodificam palavras, bem como seus significantes e significados num processo contínuo de troca e assimilação de sua bagagem cultural e linguística. Essa técnica de confecção de cartilhas e dicionários na educação, aliada aos recursos multimídia, está despertando a vontade de aprender e buscar novas formas de conhecimento. Assim, surgiu a ideia de sair a campo e abrir alguns caminhos investigativos a respeito desse leque de informações. Como pibidianas, começamos a adaptar nossas ferramentas de trabalho, usando desde técnicas mais simples e manuais às mais elaboradas práticas vivenciadas com nossos alunos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.