PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA OS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DA UFFS CAMPUS CHAPECÓ

LUANA TAIZE MELLO, ROSILÉA GARCIA FRANÇA

Resumo


Os resíduos gerados nos laboratórios de uma universidade são de baixo volume e de grande complexidade, devido à sua diversidade de composição. Portanto, é de fundamental importância que estes resíduos sejam gerenciados de forma adequada pela Instituição, frente à importância ambiental que representam. Desta forma, o presente projeto tem o objetivo de elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para os laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Este projeto é uma proposta do Grupo de estudos e Pesquisa em Saneamento Ambiental (GEPESA) e tem como uma de suas metas servir de referência para a implantação de um plano de gerenciamento de resíduos laboratoriais na universidade em todos os campi, além de influenciar que planos relacionados aos resíduos de outras classificações também possam ser pensados e efetivados. A universidade é de recente criação e se encontra em processo de formação e construção, por isso ainda não possui um PGRS. A instituição irá contar com 39 laboratórios de ensino e pesquisa, nas áreas de biologia, química, exatas e humanas. Os laboratórios definitivos ainda estão em fase de construção, porém quando entrarem em funcionamento será de grande importância que já estejam encaminhadas as diretrizes necessárias para o manejo adequado dos resíduos, garantindo assim que nenhum destes seja tratado de forma incorreta. A universidade em questão nasceu norteada por uma consciência ecológica diferenciada, não sustentando medidas cômodas que ignorem sua posição quanto geradora de resíduos, sendo este um fator essencial para o bom desenvolvimento desta pesquisa. O trabalho iniciou com a elaboração de um questionário aplicado aos professores responsáveis por cada laboratório da instituição, a fim de se identificar as matérias-primas (substâncias) e as práticas (ensaios) realizadas, logo, os resíduos gerados. Com base em tais infomações de cada resíduo, elaborou-se um mapa com a classificação destes. Na fase posterior propôs-se as diretrizes necessárias para o manejo desses resíduos (segregação, identificação, acondicionamento, coleta, tratamento e/ou disposição final). Desta forma, como resultado da pesquisa, elaborou-se um PGRS para os laboratórios da universidade, bem como um Plano de Emergência, o qual contém as ações a serem adotadas em caso de vazamentos, derramamentos e acidentes que possam a vir acontecer com os resíduos. O projeto procura, assim, envolver docentes, técnicos e, também, discentes, com intuito de buscar mudanças de atitudes que visem ao reaproveitamento e à destinação correta dos resíduos e uma consciência ambiental de todos os usuários.


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