MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TENDÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

GUSTAVO ADRIANO WINDER, ITALO GABRIEL NEIDE, MARIA MADALENA DULLIUS, MAURÍCIO ORENZON, WOLMIR JOSÉ B CKEL, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT

Resumo


O mercado de trabalho atualmente está cada vez mais competitivo, exigindo dos profissionais técnicas diferenciadas para solucionar problemas oriundos das áreas de atuação. A capacidade de resolução de situações cotidianas está vinculada às competências e habilidades de cada indivíduo, as quais geralmente são desenvolvidas no período de formação, não apenas acadêmica, mas também a nível escola básica. Neste sentido, o grupo de pesquisa com foco em Modelagem Matemática, subárea da pesquisa Tendências no Ensino, a qual está sendo desenvolvida no Centro Universitário UNIVATES, estuda a abordagem de situações-problema utilizando a Modelagem Matemática como uma ferramenta pedagógica. Para distintos autores, a modelagem pode ser considerada o processo que envolve a obtenção de um modelo matemático, cujo resultado será interpretado na linguagem usual. Desta forma as situações estudadas pelo grupo são trabalhadas em diferentes contextos escolares. O grupo de pesquisa tem por objetivos discutir diferentes formas de se conduzir atividades de modelagem matemática, bem como elaborar, desenvolver e analisar propostas de modelagem matemática. No presente trabalho pretende-se apresentar uma atividade desenvolvida no grupo de pesquisa em ambiente real de aprendizagem. Para o desenvolvimento de tal atividade foi verificada a disponibilidade de trabalhar com uma turma de uma escola particular do município de Lajeado - RS. A prática foi realizada no segundo ano do ensino médio pelo fato de estes alunos terem os subsunçores necessários para a modelação da situação. Para tal intervenção foi preparado um material expositivo, para a contextualização e apresentação da situação, bem como um cronograma das atividades de dez aulas que ocorreram no decorrer de três semanas. Além dos professores que integram a pesquisa e dos bolsistas de iniciação científica, a professora titular acompanhou todas as intervenções. A turma de trinta e seis alunos foi dividida em grupos de quatro estudantes para o estudo da situação proposta, que consistia em verificar qual seria o melhor tipo de telha fibrocimento para a construção de um determinado telhado a um baixo custo. Os estudantes tiveram que buscar as informações a respeito da medida das telhas, preço, transpasses entre outras variáveis que cada grupo julgou relevante. Ao fim da atividade, cada grupo entregou um relatório da atividade, as apresentações e um questionário elaborado pelo grupo de pesquisa a fim de verificar as distintas percepções dos alunos frente a prática.
A partir desta prática emergiram diversos modelos matemáticos para o cálculo do número de telhas a serem utilizadas, considerando distintas medidas de transpasses, dimensões das telhas, sustentabilidade, economia entre outras variáveis. Os grupos apresentam diferentes modelos matemáticos e usaram variáveis não relacionadas à matemática para decidir o tipo de telha.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.