JOGOS DE LINGUAGEM EMERGENTES DAS PRÁTICAS LABORAIS DE UM ENGENHEIRO MECÂNICO E SUAS SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA COM AQUELES GESTADOS NA MATEMÁTICA ACADÊMICA

DENNER ERTHAL, CRISTIANE ANTONIA HAUSCHILD, KARINA CORBELLINI BRITO DE AZAMBUJA, MARLI TERESINHA QUARTIERI, IEDA MARIA GIONGO, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT

Resumo


O presente trabalho se origina de uma ação da pesquisa denominada Formas de Vida, Jogos de Linguagem e Currículo: Implicações para o Ensino de Engenharia, desenvolvida, desde 2012, no Centro Universitário UNIVATES. Institucionalmente, ela está vinculada à pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior. A investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERS), tem por objetivo pesquisar quais os jogos de linguagem existentes nas práticas laborais dos engenheiros e suas semelhanças de família com aqueles gestados nas disciplinas da área da Matemática e (re)pensar o ensino destas com base nos dados coletados. O referencial teórico escolhido para sustentar a investigação remete ao campo da Etnomatemática, conforme descrito por Knijnik et al. Este trabalho, em especial, tem por objetivo apresentar alguns jogos de linguagem que emergiram das práticas laborais de um engenheiro mecânico, que atua em uma fábrica de produção de latas localizada no Vale do Taquari, e verificar se estes jogos possuem semelhanças de família com aqueles presentes na Matemática Acadêmica. A pesquisa, de cunho qualitativo, é desenvolvida, preferencialmente, por meio de entrevistas em profundidade. Durante o andamento da pesquisa foram realizadas leituras dos referenciais teóricos escolhidos e de entrevistas com cerca de 30 profissionais atuantes nas seguintes áreas da Engenharia: Alimentos, Ambiental, Civil, Computação, Controle e Automação, Mecânica e Produção. Além disso, realizaram-se visitas aos locais de trabalho e entrevistas com alguns engenheiros (Controle e Automação, Civil, Mecânica e Produção). Estas entrevistas foram transcritas e, em conjunto com o material coletado por meio da observação das práticas laborais, foram desenvolvidas situações-problemas. Posteriormente, elas foram analisadas à luz do referencial teórico escolhido, possibilitando a emergência de jogos de linguagem matemática. Um destes faz alusão ao cálculo do diâmetro de um cabo de aço. Este procedimento é utilizado na fábrica de latas para sustentar andaimes que deverão suportar diferentes pesos. Pode-se observar, principalmente, o uso de noções de física, como tensão, força e área, e do cálculo de área do círculo. Além disso, pode-se observar o uso de conversões de medidas e de arredondamentos. Neste sentido, foi possível observar semelhanças de família entre os jogos de linguagem presentes nas práticas laborais do engenheiro com aqueles gestados nas disciplinas da área da Matemática. Este material poderá ser problematizado na Matemática Acadêmica e ser inserido em cursos relacionados ao ensino de Engenharia. Paralelo a isso, a pesquisa segue na busca de novos jogos de linguagem presentes nas práticas laborais dos engenheiros atuantes nas áreas da Engenharia já mencionadas e em outras ainda não exploradas.


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