PROMOÇÃO DE (NOVAS) PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE VACINAS

MARIELE LUIZA PETRY, BEATRIS MEDIANEIRA SEEGER, ROSANE BECKER, VERA ELENEI DA COSTA SOMAVILLA, Gisele de Fatima Rodrigues

Resumo


O Programa Nacional de Imunização- PNI vem contribuindo para a redução da morbimortalidade causadas pelas doenças imunopreviniveis, buscando a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos para a manutenção e a disponibilidade, em tempo oportuno dos imunobiológicos, através dos calendários e das campanhas de vacinação. Neste sentido, o PNI vem desenvolvendo e aperfeiçoando ferramentas para melhor instrumentalizar e qualificar as atividades de vacinação em todo o território nacional (MS/2015). A vacina é uma substância derivada ou quimicamente semelhante a um agente infeccioso, esse agente é insuficiente para desenvolver a doença, contudo suficiente para desenvolver uma resposta específica e memoriza-la. Neste sentido, este relato de experiência tem por objetivo divulgar a metodologia de trabalho adotada pela equipe de enfermagem do Serviço Integrado de SaÚde- SIS relacionado aos cuidados de enfermagem na realização das imunizações preconizadas pelo Ministério da saÚde -MS. A equipe a partir das experiências vivenciadas no cotidiano do trabalho, bem como, das reflexões oriundas dessa prática passou a estimular de forma efetiva a participação e o envolvimento da família no processo que envolve a aplicação de imunobiológicos. Entendemos que este é um momento de extrema importância para o desenvolvimento de ações de educação e promoção em saÚde, deste modo, preconizamos e viabilizamos para que o maior nÚmero de familiares tenham acesso a sala de vacinas e que participem de um momento de formação de vínculo com a equipe e esclarecimento de dÚvidas relacionadas aos efeitos da vacina, cuidados, esquema de vacinação e importância da mesma. A sala de vacinas está organizada de modo a proporcionar um ambiente acolhedor aos usuários e principalmente às crianças, dispondo de extrutura física adequada, assim como objetos lÚdicos, que qualificam a relação da equipe com a criança, que através do brinquedo estabelecem mecanismos de comunicação. A adoção dessa sistemática tem produzido resultados positivos, pois a partir dos registros nos prontuários eletrônicos é possível constatar que os usuários aderem ao esquema de vacinação mantendo um vínculo sólido com o serviço, e é perceptível o aumento crescente na demanda de atendimentos, assim como as demonstrações de credibilidade do mesmo a partir dos relatos dos pais e do encaminhamento de profissionais de outros serviços. Esta sistemática também contempla diretriz do SUS no que se refere à integralidade, além de fortalecer os vínculos familiares estimulando à participação da família no sentido ampliado, nos cuidados a saÚde da criança e criando oportunidades de desenvolver o acolhimento tão importante para a formação do vínculo com os usuários.


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