UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA DE FAXINAL DO SOTURNO/RS

TAIS CASTEN JORA, ANALISE COMORETTO CELEPRIN, ANDRÉA BACH RIZZATTI, LILIAN CEREZER, DALVA RIGHI DOTTO

Resumo


O Instituto de Oftalmologia de Faxinal do Soturno (IOFS), criado no ano de 2002, atende pacientes pelo Sistema Único de SaÚde-SUS, de forma particular e de outros convênios, sendo considerado de referência na área, pois atingiu o preenchimento dos parâmetros da PT nº 288/SAS, que define as redes estaduais e regionais de atenção em oftalmologia e do edital do chamamento pÚblico nº 03/2009 que organiza a rede estadual de atenção em oftalmologia. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos usuários dos serviços prestados pelo IOFS e, mais especificamente, identificar os atributos relacionados à satisfação; diagnosticar a eficiência na realização dos procedimentos e identificar os atributos mais relevantes do Instituto (pontos fortes e pontos fracos). O trabalho foi realizado através de um estudo descritivo e quantitativo, sendo que a pesquisa foi realizada no mês de maio de 2015, em que foram entrevistados pacientes do Instituto, com a utilização de um questionário estruturado. Na pesquisa foi utilizada a técnica de amostragem não probabilística por conveniência, sendo que os pacientes entrevistados pertencem a 4ª e 13º Coordenadoria Regional de SaÚde do Rio Grande do Sul (CRS/RS). Os pacientes foram abordados na sala de espera e foram questionados para opinarem em relação a infraestrutura, o tempo de espera, a eficiência dos médicos e da equipe técnica, o nível de satisfação com relação a todo o processo no dia da consulta e, também, citaram os principais problemas percebidos e propuseram melhorias. O resultado da pesquisa demonstrou que, entre os principais pontos fortes do Instituto destacados pelos pacientes, está a equipe médica e técnica que realiza seu trabalho de forma eficiente, sendo que o resultado pós-cirÚrgico foi considerado adequado e muito satisfatório. Dentre os pontos fracos, foi citado de forma mais contundente, a inexistência de senhas para ordenar o atendimento, conforme a chegada dos pacientes. De forma geral constatou-se que os pacientes entrevistados, na grande maioria, estão muito satisfeitos com o atendimento no Instituto e a percepção a respeito do mesmo é ótima. Com os resultados da pesquisa, detalhando os principais atributos positivos e negativos, o Instituto obteve as informações necessárias para implantar ações com o intuito de aprimorar a relação com os pacientes e tornar o período de utilização do espaço e dos serviços mais apropriado, minimizando e/ou eliminando os transtornos existentes e inerentes à área da saÚde.


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