EXPERIÊNCIAS COMO EDITOR DE UMA REVISTA CIENTÍFICA

STELA PICCIN, JESSICA BRANDT, MOACIR FERNANDO VIEGAS

Resumo


Reflexão e Ação é uma publicação do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, classificada com B2 no Qualis CAPES. Através de edições quadrimestrais, busca contribuir com a produção cientifica acerca de questões contemporâneas da área da educação. Além disso, conta com a colaboração de pesquisadores e educadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional, possui política de Acesso Livre. O processo de avaliação segue a prática da "avaliação por pareceres ad hoc" em que o artigo é avaliado, pelo menos, por dois pareceristas. A revista está indexada em fontes de indexação de grande visibilidade, dentre elas, Bibliografia Brasileira de Educação - INEP/MEC; Catálogo Coletivo Nacional - CCN; Diadorim; Directory of Open Access Journals-DOAJ; Edubase; Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa-IRESIE; Latindex; Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura - OEI; Portal de Periódicos da Capes e Sumários.org. Além dos editores gerentes, um bolsista-editor organiza e desenvolve as atividades do periódico. Atuação como bolsista-editor, requer um perfil de organização, devido a grande demanda de artigos que necessitam de atenção e de encaminhamentos. Seriedade, já que tem acesso a produção científica de grandes pesquisadores e educadores. Flexibilidade para trabalhar no meio acadêmico que apresenta um grande volume de trabalho e o cumprimento dos prazos é um desafio permanente. Igualmente, porque está em interação não só com os artigos científicos, mas com os autores, avaliadores e outros colaboradores. Dessa forma, tem a oportunidade de desenvolver o seu potencial humano, aspecto de suma importância na área profissional, principalmente na educação, pois aprender a conviver com o outro é um processo de construção social cada vez mais requisitado para aquele que busca o êxito nas suas produções científicas e profissionais. Além disso, o bolsista-editor está inserido em um universo de discussão e debates em relação às temáticas emergentes no campo da pesquisa e, especialmente, da pesquisa em educação, o que contribui, também, para formação acadêmica, uma vez que tem a possibilidade de dialogar com outras áreas do conhecimento, com bolsistas de iniciação científica e professores e a partir das experiências tornar um possível pesquisador.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.