PROPOSTA DE TÁTICA DE ENSINO BASEADA EM ANIMAÇÕES PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

RODRIGO ALVES DA SILVEIRA, MARCELO SCHAEFER, REJANE FROZZA

Resumo


Direção defensiva, também conhecida como direção segura, é uma técnica de aperfeiçoamento para motoristas ou condutores que trata de forma correta o uso do veículo quando se está dirigindo no trânsito. Uma forma de reduzir ou minimizar as chances dos motoristas se envolverem em acidentes de trânsito e orientá-los é ensiná-los a reconhecer os perigos, a fim de preveni-los. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal aplicar uma estratégia de ensino baseada em animações e interações de usuários com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), já desenvolvido por este projeto de pesquisa, abordando o conteÚdo de direção defensiva. A estratégia de ensino, aplicada neste trabalho, refere-se ao conjunto de táticas de ensino que foram utilizadas na preparação do conteÚdo para o AVA. As táticas de ensino são os elementos utilizados para compor o conteÚdo, como textos, imagens, vídeos, sons, animações, exemplos, exercícios, material complementar, entre outros. A metodologia abordada neste trabalho envolve uma pesquisa exploratória, com análise das características de AVAs; descritiva e bibliográfica, em relação às pesquisas já desenvolvidas neste tema; estudo de caso, com a validação da proposta com usuários; e qualitativa, com a avaliação do desempenho dos usuários na sua interação com o ambiente virtual no conteÚdo proposto de direção preventiva. O conteÚdo de direção defensiva é dividido em cinco aulas, sendo elas: responsabilidade do motorista; airbags e cintos de segurança; mudança de faixa; os perigos da velocidade excessiva; direção com economia de combustível. Os conteÚdos destas aulas foram desenvolvidos utilizando as linguagens de programação HTML, CSS e JAVASCRIPT, em conjunto com os seis estilos cognitivos de Felder: ativo; global; intuitivo; sensorial; sequencial; reflexivo; que são utilizados no AVA para definir o perfil de aprendizado do estudante. A verificação do estilo cognitivo é feito pelo próprio AVA, mas para que o AVA possa selecionar o estilo mais adequado para o estudante, foi necessário desenvolver o conteÚdo das aulas nos seis estilos cognitivos disponíveis. As animações para o conteÚdo foram desenvolvidas para simular as situações descritas nas aulas, com a finalidade de demonstrar para os usuários motoristas o que ocorreria se eles tomassem uma decisão correta ou incorreta no trânsito e fazê-los perceber a importância de ser um motorista defensivo (motorista que utiliza direção defensiva). Como resultado, cita-se a elaboração da estrutura organizacional do conteÚdo no AVA, bem como o desenvolvimento do conteÚdo sobre direção preventiva, os resultados obtidos através da validação que foi realizada com estudantes do Curso Técnico em Informática da UNISC, sendo a maioria dos estudantes motorista. Esses estudantes foram divididos em dois grupos, um que usava animações no conteÚdo de direção defensiva, enquanto outro grupo só utilizava o conteÚdo de direção defensiva sem as animações, a fim de analisar a percepção destes grupos em relação ao AVA e a influência das animações no aprendizado dos estudantes. O trabalho desenvolvido nesta pesquisa apresenta muitas possibilidades, como um sistema auxiliar para motoristas que desejam aperfeiçoar os seus métodos de dirigir e, assim, diminuir chance de sofrer ou provocar acidentes no trânsito.


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