AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NA INTERAÇÃO COM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS

RAFAEL FERNANDO RUTSATZ, REJANE FROZZA

Resumo


O ensino a distância EAD está em constante crescimento. Com isso, é necessário pensar em ferramentas para proporcionar uma melhor interação e aproximação entre estudante e professor. Nessa modalidade EAD, utilizam-se AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) para interagir com os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (professores, tutores e estudantes). Visando proporcionar uma interação mais efetiva, esta pesquisa objetiva estudar como o estudante terá uma melhor experiência usando o AVA em relação ao conteÚdo apresentado e às atividades propostas. Um dos pontos importantes para obter uma boa experiência com os estudantes é o sistema ter uma boa usabilidade. Os dois principais aspectos de usabilidade remetem a uma interface amigável e intuitiva, o que está diretamente relacionada com a facilidade de uso do sistema. Dessa forma, questões de usabilidade estão sendo estudadas para, em etapa posterior, serem avaliadas no AVA já desenvolvido pela equipe de professores, bolsistas, alunos de graduação e pós-graduação participantes do projeto. A metodologia aplicada nesta etapa da pesquisa envolveu o desenvolvimento de um novo conteÚdo nos diferentes estilos cognitivos abordados pelo AVA; avaliação da aprendizagem do conteÚdo com um grupo de usuários e análise dos resultados obtidos. O conteÚdo desenvolvido refere-se ao tema Direção Preventiva, utilizando, como táticas de ensino, textos, vídeos, animações (com o uso do Software Blender) e exercícios na forma de Quiz. Os estilos cognitivos referem-se à forma de aprendizado dos estudantes quanto as suas estratégias de raciocínio. As animações simulam situações reais de condutores de veículos, como, por exemplo, a situação em que um motorista está usando de forma correta ou incorreta o cinto de segurança. A avaliação foi realizada com uma turma de 15 estudantes do curso Técnico de Informática da UNISC. Parte dos estudantes foi submetida ao uso do AVA sem animações e parte com animações. Os resultados das respostas aos exercícios mostraram que estudantes que utilizaram o AVA com a tática de animações tiveram um melhor desempenho (nÚmero maior de acertos) em relação aos que utilizaram o AVA sem a tática de animações. Também foi verificada a necessidade de um diagrama ER (Entidade-Relacionamento) da base de dados do AVA. Para gerar o diagrama, foi usado o software pgModeler com o recurso de engenharia reversa. Ou seja, esse recurso permite o programa gerar o diagrama de forma automática consultando a base de dados já existente. O diagrama da base de dados será adicionado à documentação do projeto. A base de dados do AVA contém informações relacionadas aos estilos cognitivos dos usuários, momentos de interação dos usuários com o ambiente, navegação pelo conteÚdo e respostas aos exercícios e atividades propostas. Desta forma, é possível avaliar o processo seguido pelos usuários durante sua interação com o ambiente e analisar relações existentes entre o uso de diferentes táticas de ensino e a compreensão do conteÚdo por meio do resultado dos exercícios.


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