A INFLUÊNCIA DA NOVA OBJETIVIDADE EUROPEIA NA ARQUITETURA UTILITÁRIA DAS INDÚSTRIAS EM SANTA CRUZ DO SUL

FERNANDA SCHULZ, MILTON ROBERTO KELLER, DÓRIS MARIA MACHADO DE BITTENCOURT

Resumo


Este trabalho é parte do projeto de pesquisa "A arquitetura industrial na RepÚblica Velha: o caso de Santa Cruz do Sul", coordenado pela professora Dóris Maria Machado de Bittencourt e pelo Professor Milton Roberto Keller. Foi desenvolvido através de levantamento físico-visual dos prédios utilitários existentes, análises de fotografias e documentos históricos do Centro de Documentação da Universidade de Santa Cruz do Sul (CEDODC), pesquisas em fontes bibliográficas constituídas por manuscritos, livros, jornais e periódicos, além de entrevistas com pessoas ligadas à história da industrialização. O trabalho a ser apresentado consistirá em relacionar e apontar semelhanças entre algumas edificações industriais históricas da cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, com modelos da arquitetura europeia pertencentes ao movimento da "Nova Objetividade" (ou em alemão, Neue Sachlichkeit) que se desenvolveu em diferentes países europeus durante e após a Primeira Guerra, principalmente na Alemanha, e foi trazido até cidades do Rio Grande do Sul através da imigração. O movimento, que surgiu no início da década de 1920, abrangeu os diversos ramos da manifestação artística, desde a pintura, literatura, mÚsica, cinema e arquitetura, e foi uma oposição aos excessos do Movimento Expressionista. A arquitetura da Nova Objetividade caracterizou-se por focar na funcionalidade e praticidade, com uma grande moderação formal na questão ornamental, sucedendo o Expressionismo e antecedendo o Modernismo. No Rio Grande do Sul, este movimento começou a ser seguido por alguns projetistas após a Primeira Guerra, no entanto, pode-se perceber que nesta região não foi imediato o abandono das leis de composição clássica greco-romanas que incluem, por exemplo, pilastras e arcos. Em muitos exemplares ainda pôde-se notar a presença de simetrias bastante rígidas, o que nem sempre pode ser considerado funcional. Isto faz com que nem sempre as edificações, cujas construções são inspiradas no movimento, sejam tão facilmente identificáveis e possuam apenas características próprias do estilo da Nova Objetividade. Além da apresentação e explicação do conceito e características do movimento, serão citados arquitetos dos países europeus que aderiram ao mesmo, assim como modelos de arquitetura que caracterizam o estilo, sendo então relacionados e comparados aos exemplares de arquitetura industrial da cidade de Santa Cruz do Sul que tiveram como influência a Nova Objetividade com a imigração alemã.


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