AUMENTO DA RESISTÊNCIA DO CBR COM ADIÇÃO DE MATERIAIS CIMENTANTES AO SOLO

DEBORA ALINE GRASEL, BRUNA BUENO MARIANI, MARIANA DA SILVA CARRETTA, JOAO RODRIGO GUERREIRO MATTOS

Resumo


Os solos que apresentam boas características para servir como base e sub-base de pavimentos são, porém, inexistentes ou em quantia pouco significativa em algumas regiões. Perante esta situação, a estabilização química dos solos apresenta-se como alternativa econômica e ambientalmente viável, uma vez que é possível a utilização de solos provindos da região de aplicação, suprimindo custos de transporte. Conferir resistência ao solo através de estabilização química significa atribuir a ele maiores condições de suporte às cargas provenientes do tráfego de veículos sobre a superfície que compõe o pavimento. Esse tipo de estabilização é realizada através da interação das partículas do solo com aditivos capazes de melhorar as condições mecânicas do mesmo. Entre as formas mais difundidas na atualidade para fins viários, encontra-se a estabilização de solos com o uso de cimento, cal, betume, cloretos e polímeros. Devido ao baixo custo inicial e grande durabilidade de sua aplicação, os métodos mais utilizados ainda são as misturas solo-cimento e solo-cal. O cimento provoca ligações mecânicas e químicas entre os grãos de solo e o material, fazendo com que haja fixação entre os pontos de contato com o grão. O produto resultante da mistura solo-cimento é um material com ganho de resistência à compressão, boa durabilidade e baixa condutividade hidráulica. A cal, por sua vez, é um estabilizante químico de maior aplicabilidade a solos de granulometria fina. O material produz reações químicas que induzem o solo a melhorias na trabalhabilidade e plasticidade logo após a mistura e reações pozolânicas capazes de conferir ao solo significativos aumentos de resistência quando verificados a longo prazo. Para a realização da presente pesquisa foi coletada uma amostra de solo de uma jazida no loteamento Bem Viver, localizado no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul. Os ensaios de expansão e ISC foram realizados em conformidade com a ABNT NBR 9895/87. Foram moldados para cada teor de aditivo cinco corpos de prova, sendo aceitos apenas três para a determinação das resistências. Após moldados, os corpos de prova foram imersos em água, com extensômetro, durante 4 dias. Com os resultados das expansões pode-se observar que a expansão diminui proporcionalmente ao aumento do teor de cimento incorporado. Verificou-se que o melhoramento de solo com adição de cimento se apresentou como um método eficaz para o aumento do valor de Índice Suporte Califórnia. Foi possível observar que as amostras aumentaram consideravelmente sua resistência à tração indireta com o aumento da quantidade de agente cimentante adicionado. Os corpos de prova com adição de cal não apresentaram resultados muito satisfatórios. À exceção das resistências relativas ao maior teor de cal incorporado (9%), os corpos de prova não apresentaram ganhos expressivos de resistência, apresentando valores muito próximos sem distinção de tempo de cura e teores de aditivo incorporado. Conclui-se que a estabilização de solos através da adição de materiais cimentantes apresenta-se como uma boa alternativa, conduzindo estruturas de pavimentações viárias com bom desempenho, durabilidade e baixo custo.
Palavras-chave: solos, estabilização química, resistência, cimento, cal, ISC.


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