COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Luciana Jaeger, Mirela Jeffman dos Santos

Resumo


Este trabalho teve por objetivo investigar o comportamento do consumidor de produtos orgânicos. O crescimento do mercado de produtos orgânicos tem se mostrado uma tendência mundial. O consumo das pessoas mostra sua identidade, características, personalidade, valores e estilo. Dentre os processos de marketing que influenciam o comportamento destes consumidores, destacam-se o marketing holístico e o marketing verde, os quais buscam mostrar bens, serviços e ideias que atendem suas necessidades e que causam menor impacto socioambiental negativo (DEUS; FELIZOLA; SILVA, 2010). O Brasil, apesar de ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo é também o quarto no ranking de mercado mundial de produtos saudáveis. O Ministério do Meio Ambiente brasileiro adverte que o comportamento do agrotóxico no ambiente é bastante complexo. Independentemente do modo de aplicação, possui grande potencial de atingir o solo e as águas, principalmente devido aos ventos e à água das chuvas. Qualquer que seja o caminho do agrotóxico no meio ambiente, invariavelmente o homem é seu potencial receptor. A literatura e trabalhos de pesquisa tem demonstrado que o consumidor considera os gastos a mais com a aquisição de produtos orgânicos como investimentos na saúde. Para essas pessoas, consumir produtos orgânicos é uma forma de prevenção. Este consumidor consciente é ativo na mudança do planeta, rejeitando alimentos provenientes de exploração humana e de meios de transportes excessivamente poluidores (PETRINI, 2009). O trabalho abrangeu duas etapas de coleta de dados. A primeira qualitativa, através de entrevista semiestruturada com o coordenador da ECOVALE (empresa do segmento das cooperativas de produtos orgânicos, situada em Santa Cruz do Sul), quando se buscou melhor visão do contexto do estudo. Já a pesquisa quantitativa, buscou identificar e caracterizar esse nicho específico de consumidor. O instrumento de coleta de informações foi um questionário composto por 25 perguntas aplicado em uma amostra de 100 pessoas. Optou-se pela técnica de coleta de dados do tipo survey, de caráter descritivo, com utilização de questionário estruturado aplicado convenientemente nos consumidores abordados em duas feiras de produtos orgânicos que ocorrem em Porto Alegre (FAE - Feira de Agricultores Ecologistas) e Santa Cruz do Sul (ECOVALE). Pela análise dos resultados ficou evidenciado que a maioria dos consumidores é do sexo feminino, está na faixa etária dos 51 a 60 anos, são casados, com elevado nível de instrução, profissionais liberais, com renda familiar entre quatro e dez salários mínimos. Em muitos aspectos os consumidores mostraram perfil, comportamentos e opiniões semelhantes, como por exemplo, na frequência que consomem produtos orgânicos, na prática de atividade física, na confiança "que se sentem obrigados a ter". Já em outros aspectos verificam-se diferenças, como na questão de alimentar-se em casa ou em restaurantes, a queixa de pouca variedade e poucos estabelecimentos oferecerem esses produtos, na ECOVALE e dos preços na FAE. Foram influenciados pela família a consumir produtos orgânicos. Indicam ter um estilo de vida mais harmonioso com o meio ambiente, sua atitude ecológica não se limita apenas a alimentação. Isso sugere a atenção a novos produtos que podem ser oferecidos. Deverá continuar crescendo o mercado por produtos naturais não alimentícios, cosméticos, de higiene, limpeza e têxteis, por exemplo. Existe um mercado promissor para os produtos orgânicos.


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