AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS

Rodrigo Alves da Silveira, RAFAEL FERNANDO RUTSATZ, REJANE FROZZA

Resumo


A aplicação de usabilidade em sistemas computacionais (em páginas web, softwares, dispositivos) tem sido cada vez mais importante pelo fato dos usuários estarem cada vez mais exigentes em relação ao processo de interação com os sistemas, desejando sistemas mais agradáveis e fáceis de serem utilizados.  Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal determinar, através de testes de usabilidade, os possíveis problemas de usabilidade em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e resolvê-los com a proposta de melhorias, a fim de proporcionar uma adequada interação entre os estudantes e o ambiente. A metodologia aplicada neste trabalho abrange uma pesquisa exploratória, com estudo de AVAs; descritiva e bibliográfica, em relação às pesquisas já desenvolvidas neste tema; estudo de caso, com a validação da proposta com usuários; e qualitativa, com a avaliação do desempenho dos usuários na sua interação com o ambiente virtual de aprendizagem. O teste de usabilidade aplicado no AVA foi realizado com cinco (05) usuários voluntários, que usaram o ambiente seguindo um roteiro predefinido de atividades e, após a sua utilização, relataram as dificuldades encontradas na interação com o AVA. Este relato foi feito pelo uso de um questionário, com questões relacionadas à usabilidade do sistema e também ao perfil dos participantes. Pelo método de observação, foram coletadas informações referentes ao tempo dispendido para execução de cada atividade definida e os acontecimentos ocorridos durante a sessão de testes. Nas questões de usabilidade, o objetivo foi levantar aspectos referentes à: aprendizagem (facilidade em realizar atividades); eficiência (rapidez para realizar atividades); memorização (facilidade de executar novamente atividades já realizadas); erros (como o sistema trata os erros executados pelo usuário); satisfação (a interface ser agradável ao usuário). Os participantes da sessão de teste expressaram suas percepções em relação à interação com o AVA e informaram pontos fortes e fracos, negativos e positivos do sistema. Como principais resultados, cita-se as melhorias de usabilidade que foram implementadas no AVA: na tela de cadastro de novos usuários e de recuperação de senha; no tamanho das fontes; nas cores utilizadas na interface do AVA, como no plano de fundo, nas janelas, nas setas de navegação; na quantidade de páginas de conteúdo; no feedback positivo e negativo do agente pedagógico Dóris (agente que atua no AVA auxiliando os estudantes na interação com o ambiente e com as atividades propostas). Após o desenvolvimento das melhorias propostas, os mesmos usuários voluntários fizeram a reavaliação do ambiente. A aplicação de usabilidade em AVAs é uma boa alternativa para facilitar a utilização do ambiente, como também melhorar o interesse e a motivação do estudante, pois durante os testes de usabilidade são verificadas e analisadas as melhores alternativas em tamanho de fontes e janelas, cores, posicionamento de ícones, entre outras funcionalidades. Assim, o ambiente torna-se mais prático e agradável de ser utilizado pelo estudante, contribuindo para melhorias também no processo de aprendizagem. O desenvolvimento de novos conteúdos e novos recursos para o AVA sempre deve seguir e avaliar a existência dos critérios de usabilidade.

 

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