CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NA ATUALIDADE: UM SOBREVOO BIBLIOMÉTRICO

Flavia Luana da Silva, Gabriela Zucchetti Kessler, Marcia de Bastos Braatz, Marcus Vinicius Castro Witczak, Rejane Frozza, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


A mudança nos modos de produção e modelos de gestão que ocorreu com grande intensidade no final do século XX, vem promovendo diferentes necessidades organizacionais, e estas necessidades buscam de uma nova cultura organizacional, que perceba a criatividade como um dos componentes da inovação. Extrapolando estes fatores para o meio acadêmico e considerando a competitiva situação atual das organizações, o objetivo deste artigo foi através de uma análise bibliométrica, conhecer o ambiente acadêmico da criatividade e da inovação. Estes dois temas andam juntos e às vezes chegam a ser confundidos, porém, criatividade se trata de pensar coisas novas, já a inovação é fazer coisas novas e valiosas. Saber quais revistas publicam, conhecer seus objetivos e como está a evolução das publicações nestes temas pode gerar um panorama do ambiente acadêmico. O método utilizado foi exploratório e descritivo utilizando para isto a bibliometria. Neste processo utilizou-se a base de dados Scopus onde foram pesquisados artigos com as palavras-chave "Creativity" e "Innovation". O período para a busca de resultados foi de entre 2010 e 2015, onde foram verificados para os artigos os 20 principais periódicos, áreas de conhecimento, autores e países com maior número de publicações, para assim ser feito um comparativo dos temas de pesquisa. Utilizando filtro de todos os anos até 2015, e após 2005 a 2015, foram analisados o crescimento do número de publicações e citações dos temas. Os resultados encontrados para a pesquisa com a palavra-chave Criatividade foram mais de 1400 artigos, apresentando um crescimento considerável nos últimos 10 anos, período de análise. A base Scopus apresenta artigos publicados que utilizam a palavra-chave Criatividade desde o ano de 1898, resultando um montante de aproximadamente 25000 artigos deste este ano até o de 2015. A proporção de resultados se comparada em 117 anos e em 10 anos, evidência o crescimento que o tema obteve neste último período. Através da pesquisa com a palavra-chave Inovação, foram encontrados mais de 96000 artigos, apresentando um crescimento considerável e gradual nos últimos 10 anos, período de análise. A base Scopus apresenta artigos publicados que utilizam a palavra-chave Inovação desde o ano de 1858, resultando um montante de mais de 15200 artigos deste este ano até o de 2015. Este resultado mostra que a inovação faz parte de ciência há pelo menos 157 anos, e caracteriza que nos últimos 10 anos foi onde ocorreram a maior parte dos estudos. Na análise da palavra-chave Criatividade, foi identificado os Estados Unidos como o maior fornecedor de trabalhos com este tema, seguido do Reino Unido, resultado semelhante da análise de países que mais publicam com a palavra Inovação. Na análise das áreas do conhecimento onde mais foram publicados trabalhos com as palavras-chave Criatividade e Inovação, foi evidenciado que o tema Ciência Social foi o que mais publicou. Conclui-se desta forma, que a produção científica relacionada aos temas Criatividade e Inovação cresce de acordo com a necessidade de mudança na forma de produzir e de gerenciar o uso de novas soluções nas organizações, pois as novas soluções advém de pesquisas científicas inovadoras, realizadas ou não a partir de estudos aplicados. A criatividade e a inovação são temas fundamentais para um futuro promissor de qualquer estudo, onde serão o apoio para o desenvolvimento do novo, do que pode vir a auxiliar nas mais diversas áreas.


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