CONSTRUÇÃO DO DIAGRAMA DE LINUS PAULING ACESSÍVEL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ATRAVÉS DA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL (CAD)

Silvano Dias Ferreira, Lucas Maia Dantas, Raquel Lopes Teixeira, Cristiano Corrêa Ferreira, Amélia Rota Borges de Bastos

Resumo


Diversas são as barreiras de acesso ao currículo escolar enfrentadas por alunos com deficiência visual, principalmente, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem de campos epistêmicos com características visuais e abstratas, como é, por exemplo, a Química. Neste sentido, vimos projetar o conteúdo Diagrama de Linus Pauling, amplamente abordado no ensino médio para o entendimento da estrutura da tabela periódica dos elementos químicos, com recursos de acessibilidade. Por se tratar de um conteúdo edificado por meio de um modelo gráfico-visual, torna-se uma barreira para alunos cegos, o que demanda recursos alternativos para a sua abordagem. Neste sentido, trabalhamos na proposição de um modelo tátil projetado em 3D no software CAD SolidWorks. Este modelo é uma adaptação do modelo tátil de Bastos (2016) construído com recursos de baixa tecnologia, como botões, cordas e copos plásticos, montados sobre uma tela com dimensões gerais de 1200 x 900 x 80 mm na largura, comprimento e altura respectivamente. Estes recursos foram substituídos na modelagem em 3D, a partir das funcionalidades do software, que permite a projeção de recursos como saliências, cortes, nervuras, dobras, chanfros e furos. As dimensões do recurso de Bastos foram reformuladas no modelo 3D, ampliando a portabilidade do material e a autonomia de uso por parte do usuário. O modelo adaptado teve que ser estruturado para impressão em 3D, em um equipamento que possui um volume máximo de impressão de 180 x 180 x 100 mm na largura, comprimento e altura. Este fator de projeto ocasionou a necessidade de divisão do diagrama em módulos com dimensões dentro deste limite. Devido a esta divisão, identificou-se possíveis barreiras para o manuseio do recurso pelos estudantes deficientes visuais, como, por exemplo, a necessidade de montagem e desmontagem, por ter um número significativo de módulos, que ao se conectarem formam o Diagrama. Com o propósito de remover esta barreira, optou-se pela redução das dimensões gerais do diagrama, que assim tornou menor o número de módulos a serem montados. Também foi desenvolvido um sistema onde cada um dos módulos possui informações táteis que orientam o encaixe. Esses módulos são interligados através de ímãs de neodímio onde um módulo é atraído pelo outro através da força magnética exercida pelos ímãs. Como resultado da análise e da representação no software CAD obteve-se ao final deste processo um conjunto de 12 placas que unidas por meio de uma estrutura constituída de madeira e imãs formaram o Diagrama que vem sendo projetado.  
       


Apontamentos

  • Não há apontamentos.