A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ELECTRE I (MÉTODO ELECTRE (ELIMINATION ET CHOIX TRADUISANT LA RÉALITÉ) PARA IDENTIFICAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO COM MAIOR RELEVÂNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: CASO UNISC

Juliana Ipe da Silva, Flávia Luana da Silva, Alvin Lauro Beskow, Julia Weber Reuter, João Victor Kothe, Elpidio Oscar Benitez Nara

Resumo


Para se estabelecerem no atual mercado competitivo as organizações devem ser ágeis e eficientes em suas escolhas, assim, cabe ao gestor da organização tomar decisões criteriosas e significativas. Em geral, essas decisões devem ser tomadas em um curto período de tempo, onde frequentemente há falta de informação e os problemas apresentam complexidade, estes problemas também podem surgir em ambientes acadêmicos, onde a competitividade de universidades e a busca pela maior qualidade do ensino geram problema de decisão dos mais diversos tipos.  Existem ferramentas que auxiliam os gestores a tomarem decisões, como os métodos multicritérios, que são benéficos tanto para análise de risco, quanto para a escolha de uma alternativa. O método Electre (Elimination Et Choix Traduisant la Réalité - Eliminação e Escolha como Expressão da Realidade) teve origem em meados da década de 1960 e faz parte dos métodos multicritérios, possui expansões I, II, III, IV e IS. O método Electre I é utilizado pelos decisores, pois possibilita construir uma priorização parcial e escolher alternativas promissoras. Com o objetivo de identificar qual alternativa dos métodos de ensino tivesse maior relevância no curso de Engenharia de Produção da UNISC, foi elaborada uma planilha no Excel capaz de resolver equações com base da literatura do método Electre I. Primeiramente, foi fornecida a lista dos métodos de ensino mais utilizados no curso e os critérios que seriam abordados. Através disso foi possível fornecer pesos. Os pesos, por possuírem escalas diferentes, foram normalizados e, para isso, utilizou-se a divisão do índice pela soma do critério indicado. A partir da normalização foi possível iniciar a construção das matrizes de concordância e discordância. A matriz de concordância apontou a fraca preferência de uma alternativa em relação à outra e foi realizada pela soma dos pesos dos critérios nos quais a alternativa “a” superou “b”. Já a matriz de discordância está ligada ao fato de que não existem critérios com preferência que excedam um limite e foi realizada pela diferença máxima entre os critérios de cada coluna. A matriz de superação foi gerada após obter as matrizes citadas anteriormente e a mesma remete ao fato de que quando a condição é satisfeita o índice correspondente recebe o valor 1, caso contrário recebe o valor 0. Na ordenação das alternativas, foi possível obter a classificação de cada uma. Foi possível concluir que das alternativas utilizadas, o método de ensino que mais se destaca é a aula expositiva e a que menos se destaca é a leitura de artigo. Desta forma o método Electre I de Análise Multicritério de Decisão foi efetivo na análise de qual o método de ensino possuía maior relevância no curso de Engenharia de Produção, mostrando sua aplicabilidade prática no auxílio dos mais variados problemas de decisão. Nesse sentido, foi importante para conhecer o perfil do curso através do método de ensino do curso de graduação mais relevante, problema que pode ser replicado para outros cursos, a fim de levantar fatores como o desta pesquisa, no aprimoramento e maior conhecimento dos métodos de ensino empregados.

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